Banner LigaMagic
 Banner LigaMagic
Duvida Carta Evolução Arcana
 Duvida Carta Evolução Arcana
emodaneze

Esquilo
0 Referências
Posts: 13
Registro: 12/07/09

Postado em: 04/04/17 15:20
Estou com uma dúvida em um caso que ocorreu em uma partida, o meu oponente estava com 3 criaturas em campo, ai ele joga a carta Evolucao Arcana, sacrificando a criatura X, em resposta eu dou um Path to Exile na criatura que ele sacrificou, a dúvida é se ele ainda pode usar o efeito da carta na criatura que ele sacrificou ou não, pois na carta esta escrito que se deve sacrificar uma criatura como custo adicional, ou ele perde o efeito da carta, ou deve escolher um novo alvo para a carta.
 
Minhoco

Lenda
0 Referências
Posts: 17758
Registro: 14/11/05

Postado em: 04/04/17 16:07
Vc não pode responder alvejando a criatura sacrificada pq o sacrifício da criatura faz parte do custo ("Como custo adicional para conjurar Evolução Arcana, sacrifique uma criatura.").

Quando vc receber prioridade pra conjurar a sua mágica instantânea, a criatura sacrificada já estará no cemitério.

Moderador da Seção Dúvidas de Magic

Leia a Bíblia do Magic:
Magic: The Gathering Comprehensive Rules
 
emodaneze

Esquilo
0 Referências
Posts: 13
Registro: 12/07/09

Postado em: 04/04/17 16:34
Ok, então para quebrar algum combo, eu devo dar o Path to Exile antes de o oponente jogar a mágica ( Evolução Arcana), em resposta quanto ele for virar os terrenos?
 
trodsen

Esquilo
0 Referências
Posts: 4691
Registro: 06/12/14

Postado em: 04/04/17 17:17
considerando que sacrificar a criatura é parte do custo não tem nenhum momento em que tu possa "quebrar" o combo já que virar os terrenos para adicionar mana não usa a pilha e portanto não te passa a prioridade(existem alguns terrenos que adicionam mana como instant mas são casos isolados),
além disso um jogador só pode passar a prioridade após ter pago todos os custos da mágica que está jogando.
O que tu poderia fazer era dar path to exile na criatura durante a fase de manutenção ou a fase de compra(já que o oponente não pode jogar feitiços como evolução arcana nessa fase) mas nesse caso não seria possível saber que ele ia jogar uma evolução arcana a não ser que tu tivesse visto a mão dele.
 
Minhoco

Lenda
0 Referências
Posts: 17758
Registro: 14/11/05

Postado em: 04/04/17 17:50
Confirmando trodsen.

Vc não pode fazer nada enquanto a prioridade for do oponente. E não existe isso de responder virar os manas pq adicionar mana a reserva não usa a pilha e não passa prioridade.

A única forma de vc impedir q o seu oponente sacrifique a criatura pra esse feitiço usando o Path to Exile é conjurar o Instant ANTES q ele receba a prioridade de sua fase principal.

Se vc deixar o oponente entrar na fase principal, ele anuncia q vai jogar a Evolução Arcana e vc não pode interromper até q ele termine de pagar o custo e coloque a mágica na pilha.

Moderador da Seção Dúvidas de Magic

Leia a Bíblia do Magic:
Magic: The Gathering Comprehensive Rules