Banner LigaMagic
 Banner LigaMagic
[Modern][Primer] Burn
 [Modern][Primer] Burn
cezarstark

Esquilo
0 Referências
Posts: 272
Registro: 09/04/14

Postado em: 17/04/15 00:45
Introdução:

Criei esse tópico para focalizarmos as discussões sobre esse arquétipo que eu tanto gosto, e espero que vocês compartilhem suas ideias, concordem ou discordem de mim e tirem suas dúvidas também, claro. Espero que essas informações também possam ser uteis para quem esta começando e procura conhecimento sobre o deck.

Burn, Sligh, RDW ou como quiser chamar, é um deck já prestigiado no Legacy e no Modern, conhecido por suas mágicas que vão direto ao assunto e criaturas que dificilmente saem de campo sem causar dano! Com uma boa mão e alguns draws pontuais é plenamente possível causar vinte de dano no seu adversário até o turno três.

Cartas como Raio e Guia Goblin são o maior exemplo de como o deck deve funcionar, baixo custo de mana com bom retorno de dano. Quanto mais cartas parecidas com essas no deck, melhor!

Cartas indiscutíveis:

Lightning Bolt/Raio - Três de dano por uma mana, dá alvo em criatura ou jogador, mágica instantânea. Não existe melhor que isso, quatro dessas no deck, por favor.

Lava Spike/Espiculo de Lava - Feitiço que dá três de dano no jogador alvo pelo custo de uma mana. Sim, quero!

Rift Bolt/Raio da Fenda - Suspender um por uma mana, três de dano na criatura ou jogador alvo, com certeza vai um set dessas no main deck!

Boros Charm/Amuleto Boros - Principal motivo para o splash para branco, instantânea que dá quatro de dano no jogador alvo pelo custo de duas manas. Muito boa para o formato, e apesar de raramente ser usado, ainda dá a opção de dar indestrutível para suas criaturas.

Goblin Guide/Guia Goblin - A melhor criatura do formato, 2/2 haste e ainda revela as próximas draws do oponente por apenas uma mana. Se vier na mão inicial, dificilmente sai de campo sem dar pelo menos quatro de dano. Quatro no deck sem sombra de dúvidas.

Monastery Swiftspear/Lança Veloz do Monastério - Sem dúvidas chegou para ficar, a paquita foi com certeza o melhor drop um que saiu nos últimos tempos. Criatura 1/2 com ímpeto por uma mana, que ainda cresce toda vez que uma mágica que não seja criatura seja jogada! Em um deck que geralmente tem mais de vinte instantâneas/feitiços de custo baixo, ela costuma entrar para bater bastante! Quatro dessas com certeza!

Eidolon of the Great Reveal/Eidolon da Grande Festança - Com a curva pequena como a do modern, essa criatura 2/2 de duas manas vê muito jogo. Mesmo se ele levar uma remoção ao entrar, garante pelo menos dois de dano. O que às vezes é tudo que você precisa para finalizar um jogo. Alguns players não gostam desse card pelo seu drawback de causar dano a nós mesmos, mas é insignificante comparado ao quão rápido você pode levar seu oponente se ele não tiver uma resposta!



Boas cartas:

Shard Volley/Salva de Cacos – É um Raio com um grande drawback, tem que sacrificar uma land. É geralmente usado para finalizar jogos e maior parte dos decks leva apenas dois, mas aí depende da preferência de cada jogador!

Skullcrack/Quebra-Crânio – Era indiscutível até a chegada do Comando de Atarka, agora competem entre elas a vaga no main deck. Duas manas causa três de dano ao jogador alvo, não é exatamente o que procuramos, mas o que realmente faz essa carta ser boa é o fato de que os jogadores não podem ganhar vida e o dano não pode ser prevenido até o final do turno. Torna-se muito útil contra Rhinos, Hélices e outras cartas que costumam ser chatas contra o burn.

Searing Blaze/Labareda Cauterizante – Alguns drawbacks, como necessitar uma criatura alvo para poder usa-lo, ou o fato de ser somente útil com landfall, mas se estiver usando de oito a doze fetches no seu deck, landfall não costuma ser um problema. Maior parte dos players jogam com duas dessas no main, mas pode variar de cada um.

Searing Blood/Sangue Abrasador – Parecida com Searing Blaze a primeira vista, porém com algumas diferenças cruciais. Por exemplo, o fato de dar apenas dois de dano e não ter a variável do landfall, mas ter um grande drawback de que se a criatura alvo for sacrificada ou morrer para alguma outra coisa antes de a mágica resolver, o jogador alvo não toma o dano. Apesar de ser geralmente colocada no sideboard, alguns players a usam no main.

Lightning Helix/Hélice de Raios – Um pouco cara por apenas três de dano, mas o lifegain pode ser muito útil contra decks mais agressivos e no mirror match. Vale a pena usar de duas a três cópias no main se estiver jogando com branco.

Atarka’s Command/Comando de Atarka - Se estiver disposto a colocar um splash para verde, essa carta é ótima, cumpre o papel do Skullcrack com alguns extras. Ainda há muitas dúvidas a cerca dessa carta, mas eu particularmente acredito que logo será um staple no burn pelo fato de ser multiuso e super agressiva. Com uma boa mão, o +1/+1 para todas suas criaturas combinado com três de dano pode encerrar jogos no 3º turno, quer mais que isso?

Bump in the Night/Barulho na Noite – Há quem goste de splashar para preto por essa carta, um de mana, três de dano e um flashback que provavelmente você nunca vai usar. Eu particularmente acho que tem opções melhores, mas quem decide é você!

Flames of the Blood Hand/Chamas da Mão Ensanguentada – Utilizada principalmente no mono-red, da quatro de dano no jogador alvo e impede que se previna dano e ganhe vida até o final do turno. Costuma ser preterida por Boros Charm por custar três manas.

Grim Lavamancer/Lavamante Implacável – Um de mana 1/1, virando, exilando dois cards do cemitério e pagando uma mana vermelho, dá dois de dano no jogador alvo. No mid-game pode ser bem útil, mas é um péssimo topdeck e em excesso pode ser prejudicial para o andamento do deck. Por isso muitos jogadores utilizam apenas um ou dois no main deck.


Sideboard:

Kor Firewalker/Andarilho do Fogo Kor – Simplesmente um monstro no mirror, quem a por essa criatura em campo primeiro, ganha o jogo. Duas a três cópias no side é o normal em todo burn que tem splash para branco.

Torpor Orb/Orbe Tórpida – Bom contra criaturas como Rhino e Soul Sisters, por dois de mana só vale a pena por no side se tiver essas cartas ou algo especifico que você queira bater.

Relic of Progenitus/Relíquia de Progenitus – Bom hate contra decks que abusam do cemitério.

Smash to Smithereens/Reduzir a Cacos – Um monstro contra affinity e spellskite, mas também só vale a pena se tiver essas cartas no seu metagame.

Molten Rain/Chuva Fundente – Bem decente contra decks de três cores, custo alto as vezes pode ser um problema.

Wear//Tear/Desgastar//Rasgar – Carta multiuso que resolve Leyline branca, pesadelo do burn, e ainda é boa contra affinity e spellskite.

Destructive Revelry/Orgia Destrutiva – Se você estiver splashando para verde, ótima carta para se ter no side, destrói encantamento/artefato alvo e ainda dá dois de dano na cara do oponente.

Ancient Grudge/Rancor Antigo – Usada no mesmo caso das anteriores, porem um pouco pior na minha opnião. Pode ser usada do cemitério com flashback por uma mana verde.

Blood Moon/Lua Sangrenta – Hate contra decks multicoloridos.

Peak Eruption/Erupção do Pico – Boa geralmente no mirror match.

Path to Exile/Caminho para o Exílio - Resolve Kor Firewalker adversário e muitas outras coisas, vale a pena ter um ou dois a disposição.

Deflecting Palm - Pode causar uma boa surpresa para o adversário, mas por duas manas as vezes pode não valer a pena.

Combust/Combustar - Bom contra decks de Splinter Twin, mata Rhino, Pestermite, Exarch. Bem útil de se ter no sideboard.

Lands:

Mountain/Montanha – Única land básica que você vai usar no seu deck, a menos que queira inventar.

Sacred Foundry/Fundição Sagrada – Essa é a carta que você vai usar quando quiser fazer um splash para branco, normalmente se usam três ou quatro, depende da sua lista.

Blood Crypt/Cripta de Sangue – Essa é a carta que você vai usar quando quiser fazer um splash para preto, normalmente se usam uma ou duas, depende da sua lista.

Stomping Ground/Solo Pisoteado - Essa é a carta que você vai usar quando quiser fazer um splash para verde, normalmente se usam uma ou duas, depende da sua lista.

Arid Mesa/Meseta Árida – Além de buscar a shockland necessária, ainda ajuda no landfall do Searing Blaze e faz volume no cemitério para o Grim Lavamancer, se tiver splash para outra cor, use-as com certeza.

Scalding Tarn/Lago Alpino Fervente - Além de buscar a shockland necessária, ainda ajuda no landfall do Searing Blaze e faz volume no cemitério para o Grim Lavamancer, se tiver splash para outra cor, use-as com certeza.

Bloodstained Mire/Lamaçal Ensanguentado - Além de buscar a shockland necessária, ainda ajuda no landfall do Searing Blaze e faz volume no cemitério para o Grim Lavamancer, se tiver splash para outra cor, use-as com certeza.

Wooded Foothills/Contraforte Arborizado - Além de buscar a shockland necessária, ainda ajuda no landfall do Searing Blaze e faz volume no cemitério para o Grim Lavamancer, se tiver splash para outra cor, use-as com certeza.

Teetering Peaks/Picos Vacilantes – Se você usa um deck com muitas criaturas e tem confiança na sinergia, essa carta pode valer a pena.

City of Brass/Cidade de Bronze – Se realmente precisa de um manafix, essa carta resolve.

Mana Confluence/Confluência de Mana - Se realmente precisa de um manafix, essa carta resolve.

Battlefield Forge/Forjaria do Campo de Batalha – Quebra um galho, entra em pé e gera duas cores, mas não é o ideal.

Clifftop Retreat/Retiro da Falésia – Pode valer a pena usar uma cópia no main, vai de cada um.



Menções Honrosas:

Pillar of Flame/Pilar de Chamas – Pode ser bom em algumas situações, mas seu dano baixo o prejudica bastante.

Forked Bolt/Raio Bifurcado - Pode ser bom em algumas situações, mas seu dano baixo o prejudica bastante.

Magma Jet/Jato de Magma - Pode ser bom em algumas situações, mas seu dano baixo o prejudica bastante.

Flame Javelin/Azagaia Ardente – Seu custo muito alto o faz ser uma carta mediana.

Browbeat/Intimidar – Nunca deixe seu adversário escolher, ele sempre vai escolher o que é melhor para ele.

Vexing Devil/Diabo Irriantte – Pode entrar no main de alguns jogadores, mas como Browbeat, ele dá a decisão para seu adversário, o que é sempre um grande drawback.

Spark Elemental/Elemental de Centelhas – Pode causar três de dano por uma mana, mas pode ser bloqueada facilmente e sair sem fazer nada.

Hellspark Elemental/Elemental da Centelha Infernal – Bem superior a Spark Elemental, por causa da sua habilidade de voltar do cemitério, mas segue com o problema de ser bloqueada e sair sem fazer nada.

Keldon Marauders/Saqueadores Keldonianos – Por muito tempo foi main-deck, mas perdeu espaço para cartas como Monastery Swiftspear, se deseja um deck mais focado em criaturas, vale a pena por garantir dois de dano sempre.

Zurgo Bellstriker/Zurgo Sineiro – Uma mana 2/2 com Dash, pode entrar em alguns decks mais focados em criaturas apenas.


Exemplos de decks:

Naya Burn
 
17/04/2015
R$ 1.243,78
R$ 5.118,54
R$ 67.543,76
 
17/04/2015
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
Grid
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Criaturas (13)
4   Guia Goblin  3,75
4   Lança Veloz do Monastério  1,04
1   Lavamante Implacável  0,59
4   Eidolon da Grande Festança   24,89
Mágicas (27)
4   Espículo de Lava  6,50
4   Raio  4,67
2   Salva de Cacos  0,25
4   Amuleto Boros   14,40
4   Comando de Atarka   1,75
3   Hélice de Raios   0,25
2   Labareda Cauterizante   8,50
4   Raio da Fenda   0,14
Terrenos (20)
4   Contraforte Arborizado 88,99
3   Fundição Sagrada 57,00
4   Lamaçal Ensangüentado 80,75
7   Montanha 0,00
2   Solo Pisoteado 29,98
60 cards total

Sideboard (15)
1   Relíquia de Progenitus  34,99
3   Andarilho do Fogo Kor   0,19
1   Hélice de Raios   0,25
1   Labareda Cauterizante   8,50
2   Orbe Tórpida  19,90
4   Orgia Destrutiva   0,09
1   Sangue Abrasador   0,41
2   Chuva Fundente    0,79

[DECK 124170 NOT FOUND]


Qualquer coisa que eu possa ter esquecido, alguma correção ou sugestão, postem aí! Obrigado a todos que leram até aqui :)
 
jadsonwy

Raposa
14 Referências (100.00% positivas)
Posts: 825
Registro: 30/06/10

Postado em: 17/04/15 00:55
Opa demorou !

O deck que mais merecia um primer no modern era o burn hehehehe

Vlw cezarstark !

Editada em: 17-04-15 00:55:23 por jadsonwy.
 
jadsonwy

Raposa
14 Referências (100.00% positivas)
Posts: 825
Registro: 30/06/10

Postado em: 17/04/15 01:02
a grande dúvida do momento é se vale a pena usar Comando de Atarka, quantos, e quantas shocks GR
 
cezarstark

Esquilo
0 Referências
Posts: 272
Registro: 09/04/14

Postado em: 17/04/15 01:05

Concordo, e enquanto não vermos alguem ter algum resultado expressivo vamos ficar sempre com essa dúvida. Proximo sábado pretendo jogar com a aquela primeira lista que postei ali, 4 Atarka no lugar dos Skullcracks, vamos ver no que vai dar. Só sei que no standard o comando ta jogando demais!

 
jadsonwy

Raposa
14 Referências (100.00% positivas)
Posts: 825
Registro: 30/06/10

Postado em: 17/04/15 01:35

No Standard ta forte mesmo, GR agradece

 
vharch

Esquilo
0 Referências
Posts: 249
Registro: 11/08/13

Postado em: 17/04/15 09:58
Para decks focados em criaturas, vale citar Collateral Damage. Ele "recicla" aquele goblin guide que não consegue mais atacar por causa de defensores maiores do que ele, além de se defender daquele lifelink atacante sem dar vida pro oponente (usando Collateral Damage antes do cálculo de dano, após a declaração de defensores).

(Eu, pelo menos, acho melhor do que Shard Volley)

Editada em: 17-04-15 09:59:01 por vharch.
 
PauloREM

Esquilo
0 Referências
Posts: 70
Registro: 26/07/13

Postado em: 17/04/15 11:03
Bom Tópico, vamos procurar mantê-lo atualizado com os resultados que o pessoal vai fazendo.

Ultimamente tenho visto listas com 13 fetchs e 2 qrim lavamancers.

Tenho burn com splash para todas as cores, minha última aquisição foi os atarka´s command que pretendo utilizar no próximo campeonato.

Estou pensando em um provável Burn RG somente, substituir os 4 boros Charm por 4 Ghor-Clan Rampager, além de 4 Commandos de Atarka ,porque sempre tomo aquela remoção com raio no ataque do segundo turno, em resposta poderia dar um Rampager, salvar a criatura e dar muito dano ao mesmo tempo e no late game vira um bixo 4/4.

Outra carta a ser adicionada ao tópico é Saraivada Despedaçadora/Rending Volley que vem a substituir o combust.

Outras cartas a serem mencionadas, algumas não muita utilizadas recentmente, porém dígnas de menção:

Leyline of Punishment
Volcanic Fallout
Sangue Abrasador
Pyrite Spellbomb
Shattering Spree
Rakdos Charm
Rain Of Gore
Mutagenic Growth
Vexing Shusher
Ash Zelot
Dragon Claw
Ensnaring Bridge
Rest in Peace




Editada em: 17-04-15 11:08:59 por PauloREM.
 
cezarstark

Esquilo
0 Referências
Posts: 272
Registro: 09/04/14

Postado em: 17/04/15 11:14
Opa, obrigado pelas sugestões, logo mais edito o post principal adicionando as infos que faltaram!
 
gustavodok

Esquilo
0 Referências
Posts: 38
Registro: 29/01/14

Postado em: 17/04/15 11:38
Gostei muito do seu primer, muito bom...

Tenho uma sugestão, por que você não faz um apanhado geral do comportamento do Burn, contra os principais decks do formato, destacando as melhores cartas, o que sair e o que entrar no Game2.
Principais jogadas contra os respectivos decks, etc...

Acho que ficaria excelente e você conseguiria ajudar muita gente...

Parabéns pelo tópico, sempre me agrada este tipo de leitura.
 
Serdeira

Guerreiro
1 Referências (100.00% positivas)
Posts: 111
Registro: 16/01/15

Postado em: 17/04/15 12:00

Concordo, ante morrer uma criatura do que perder um terreno eu irei usar o dano colateral.

 
cezarstark

Esquilo
0 Referências
Posts: 272
Registro: 09/04/14

Postado em: 17/04/15 12:25

Problema é que se você usa 16 criaturas ou menos pode ficar com uma carta inútil na mão, se compra-la no topdeck sem criaturas em campo. Já com shard volley isso não acontece, e você só vai usar o volley pra finalizar o jogo, fazendo o sacrifício da land algo indiferente! Mas se seu deck leva mais criaturas, aí muda tudo :)

 
aurycesar

Esquilo
0 Referências
Posts: 701
Registro: 29/01/13

Postado em: 17/04/15 13:36
Parabéns pelo Primer

Guide serve pra bater no começo do jogo, para o oponente não atacar com tudo quando você tá no top deck e pra dar um chump block sobreviver mais um turno pra finalizar. Terrenos você sempre terá pro volley, criaturas nem sempre para o colateral. Você na verdade não perde um terreno, porque se você entrar em top deck, um terreno é um recurso que você pode utilizar tranquilamente.

Sem branco acho complicado, perder boros charm, helix e kor firewalker é dose.

Não gosto de carta pump no burn, porque qualquer raio em resposta ao pump você vai trocar duas cartas por uma, isso no burn não dá, alem de qualquer pump ser um top deck horrivel, único que valeria a pena seria o tornar imenso, mesmo assim, ainda acho muito situacional.
 
TarikPletsch

Esquilo
0 Referências
Posts: 287
Registro: 22/04/14

Postado em: 17/04/15 15:46
Galera! Estou testando 2x DEFLECT PALM E 1X IRA TROVEJANTE de main! não esou me arrependendo!
[DECK 138781 NOT FOUND]


O Field aqui é BEM AGGRO!
 
Mender

Esquilo
0 Referências
Posts: 397
Registro: 14/06/13

Postado em: 17/04/15 18:12
Burn é meu xodó, sempre 3-1 ou 4-0 com essa lista.

Ainda não sei se vai compensar o novo Comando, temo que atrapalhe no mirror ou contra outros aggros o uso de mais uma cor.

Pyrite Spellbomb é boa demais no mirror.

Essa semana emprestei esse meu deck e fizeram 3-1 com ele:
Vs GR Tron (2x0)
Vs UR Twin (2x0)
Vs UR Twin (1x2)
Vs UG Infect (2x0)

Semana retrasada quando usei o deck fiz 4x0:
Vs Junk (2x0)
Vs UG Infect (2x1)
Vs Junk (2x0)
Vs Burn (2x1)

A maior dificuldade do deck na minha opinião são os mirrors que dependem muito da sorte dos dois lados e contra Affinity, que depende muito (muito mesmo) do side.

Lista:

[DECK 144819 NOT FOUND]
Editada em: 17-04-15 18:13:51 por Mender.

Editada em: 11-05-15 09:23:05 por Mender.
 
Devan

Esquilo
0 Referências
Posts: 7203
Registro: 14/06/11

Postado em: 17/04/15 19:12
Adorei o primer, 100% objetivo e informativo.

Tornar imenso - Anti-sinergico com Grim Lavamancer, depende de criaturas em campo, pode tomar 2 pra 1 por conta de remoções do oponente, não dá evasão pra criatura agraciada, péssimo top deck. Diferente de infects legacy que protegem seus bichos, aqui ele é tipo uma ira trovejante, carta de muito risco e muita recompensa que prejudica a consistencia do baralho.

Ghor-clan rampager - Nesse deck a "versão bicho" é irrelevante, e o pump não é ruim, mas diferente de decks como Zoo ou Auras, se encaixa na maioria dos mesmos problemas de tornar imenso.

Comando de Atarka - A carta tem power level de staple do burn, o problema é saber se Naya Burn realmente será um deck.


Na lista do primer, por exemplo, trabalha-se com 10 fontes verdes e 11 brancas, um valor arriscado para custos W e G no turno 2 (e totalmente inviavel para Kor Firewalker no 2), ainda mais considerando que o deck não comporta uma Shock GW na estrutura de lands. Eu subiria para 11 fetchs, 3 shocks RW, 2 shocks RG e 4 montanhas básicas.

Mas se por um lado isso ameniza o risco, aumenta a fragilidade do baralho para aven mindcensor, blood moon, mirror match, etc, etc, etc.

A resposta da minha pergunta não virá da teoria, só na prática mesmo. Eu quero muito ver um Naya burn jogando pois adoro a composição atual do baralho =)

Novamente parabens pelo primer espetacular!


 
TarikPletsch

Esquilo
0 Referências
Posts: 287
Registro: 22/04/14

Postado em: 17/04/15 21:46
[DECK 138851 NOT FOUND]

Fala galera! Estou testando minha lista já que aqui chove INFECT, BURN,E AURAS, gostaria de ajuda pois aqui existem muitos TRONS e Junds, e não sei como lidar conbtra esses decks, poderiam me ajudar?

O que vc colocam e tirar contra esses players? poderiam fazer um tutorial no topico principal sobre side?
 
cezarstark

Esquilo
0 Referências
Posts: 272
Registro: 09/04/14

Postado em: 19/04/15 17:16


Não entendi muito bem quais decks você quer lidar, então to "vomitando" todas as coisas que conheço que são boas contra todos os decks que você citou:

Tron = Molten Rain, Blood Moon, Wear/TearDestructive Revelry, Ensnaring Bridge, Smash to Smithereens
Auras = Wear/Tear, Destructive Revelry, Back to Nature, Tempest of Light,
Aura Barbs
Infect = Wear/Tear, Destructive Revelry, Path to Exile, Ancient Grudge, Spellskite
Jund = Molten Rain, Blood Moon, Relic of Progenitus,Rest in Peace, Tormod's Crypt
Burn = Kor Firewalker, Leyline of Sanctity, Dragon's Claw, Lightning Helix

Aí depende do quanto vc achar necessário de hate contra cada deck :P

 
yokai

Esquilo
0 Referências
Posts: 9405
Registro: 12/08/08

Postado em: 20/04/15 10:25
Combust n foi substituido por Rending Volley?
 
cwnannwn

Esquilo
12 Referências (100.00% positivas)
Posts: 1980
Registro: 02/05/10

Postado em: 20/04/15 11:23
Hoje quero testar a base de mana com 1 Stomping Grounds e 4 Copperline Gorge, Com só 2 montanhas basicas no deck. Vamos ver se melhora ainda mais a base de mana.

A base original, com 2/2 foundry/grounds nunca me deu problemas pré side, mas concordo que no pós side com Kor Firewalker a parada fica sinistra. Tiveram 2 jogos que eu desisti de sidear Kor Firewalker no mirror por causa disso.

Mas mesmo que não funcione, eu de modo feliz abandono o kor do side e volto pra antiga dragon's claw se for necessário. O impacto do Atarka's no main deck é muito mais relevante que do Kor no side contra um matchup (mesmo que seja popular).
 
Serdeira

Guerreiro
1 Referências (100.00% positivas)
Posts: 111
Registro: 16/01/15

Postado em: 20/04/15 15:40
o que vocês acham de usar Desgastar/Rasgar como side no lugar de Orgia Destrutiva?