Desde a última atualização, o metagame do Legacy evoluiu tanto que dois arquétipos principais formam uma grande parte do field. Estes são o perenemente popular Izzet Delver e o recente Mono White "tomar a dianteira". Com sua presença combinada chegando a 30% do field em alguns círculos de jogo competitivo, optamos por banir uma carta de cada baralho para diminuir suas respectivas taxas de vitória e compartilhamentos de metagame.
Izzet Delver é popular há algum tempo no Legacy e recebeu algumas adições recentes notáveis, incluindo Dragon's Rage Channeler, Murktide Regent e Expressive Iteration. Embora reconheçamos e concordemos com os muitos jogadores do Legacy que gostam dos padrões de jogo do Izzet Delver e arquétipos semelhantes, nossos dados indicam a necessidade de diminuir a taxa de vitórias e a popularidade do deck para permitir mais diversidade e inovação no metagame. Nossa escolha é banir a Expressive Iteration, já que a qualidade e a quantidade de cartas que ela fornece permitem que o Izzet Delver se adapte facilmente para ficar por dentro de qualquer mudança no metagame.
Além de remover uma carta geralmente forte, nossa esperança é que, ao remover a Expressive Iteration, voltaremos a um padrão do Izzet Delver (trocas eficientes um por um) e fraquezas (falta de fontes de quantidade de cartas) de uma forma que deixe o baralho mais vulnerável no metagame.
Desde o lançamento de Commander Legends: Battle for Baldur's Gate, a mecânica de dianteira teve um grande impacto no formato Legacy e continua crescendo em popularidade. O segundo deck mais popular atual usa mana rápida para fortalecer uma criatura de dianteira, ganhando uma vantagem inicial difícil de recuperar. Para reduzir a consistência e a velocidade desse padrão de jogo, estamos optando por banir a eficiente criatura de dianteira de três manas, White Plume Adventurer.
De acordo com nossos dados, esses dois decks estão controlando um ao outro, além de impedir o movimento natural de eveloução do metagame. Portanto, estamos escolhendo impactar os dois decks juntos. Continuaremos a monitorar se essas mudanças são suficientes para abrir o metagame e avaliar outras mudanças, se necessário, daqui para frente.
Curiosa essa análise de metagame da Wizards... Pioneer está em uma situação semelhante, com 2 decks ocupando 30% do meta há tempos mas, nas palavras deles, "things are in a good place". Vai entender...
Acho que a Win Rate dos dois decks do Pioneer não são tão altas quanto esses dois decks do Legacy. Acho tá. Não tenho dados. Precisaria averiguar.
Eles tem match ups predatórios… Rakdos não ganha dos fires, mono green apanha de Boros/Humans… existe um mundo Jo Ken Po no pioneer. Tanto que a final do PT foi Creativity versus Enchants
[quote=Ohana=quote][quote=CarlosKissX=quote]Curiosa essa análise de metagame da Wizards... Pioneer está em uma situação semelhante, com 2 decks ocupando 30% do meta há tempos mas, nas palavras deles, "things are in a good place". Vai entender...[/quote]Acho que a Win Rate dos dois decks do Pioneer não são tão altas quanto esses dois decks do Legacy. Acho tá. Não tenho dados. Precisaria averiguar.[/quote]Eles tem match ups predatórios…Rakdos não ganha dos fires, mono green apanha de Boros/Humans… existe um mundo Jo Ken Po no pioneer. Tanto que a final do PT foi Creativity versus Enchants
Curiosa essa análise de metagame da Wizards... Pioneer está em uma situação semelhante, com 2 decks ocupando 30% do meta há tempos mas, nas palavras deles, "things are in a good place". Vai entender...
Acho que a Win Rate dos dois decks do Pioneer não são tão altas quanto esses dois decks do Legacy. Acho tá. Não tenho dados. Precisaria averiguar.
[quote=CarlosKissX=quote]Curiosa essa análise de metagame da Wizards... Pioneer está em uma situação semelhante, com 2 decks ocupando 30% do meta há tempos mas, nas palavras deles, "things are in a good place". Vai entender...[/quote]Acho que a Win Rate dos dois decks do Pioneer não são tão altas quanto esses dois decks do Legacy. Acho tá. Não tenho dados. Precisaria averiguar.
Curiosa essa análise de metagame da Wizards... Pioneer está em uma situação semelhante, com 2 decks ocupando 30% do meta há tempos mas, nas palavras deles, "things are in a good place". Vai entender...
Não quebrou o Pro Tour, logo está bom. Essa é a lógica da Wizards.
[quote=CarlosKissX=quote]Curiosa essa análise de metagame da Wizards... Pioneer está em uma situação semelhante, com 2 decks ocupando 30% do meta há tempos mas, nas palavras deles, "things are in a good place". Vai entender...[/quote]Não quebrou o Pro Tour, logo está bom. Essa é a lógica da Wizards.
Não dá pra banir as custo 0 (Fow, Daze etc) pq elas são o balanceamento do jogo em relação a Play vs Draw.Mas concordo com o que o mano alí disse: Esse lance das mecanicas de commander entrarem no legacy é muito torto.Uma hora vai arrebentar o formato igual fez com o historic (efeito alchemy) e a galera vai broxar definitivamente.
Penso a mesma coisa para o Pauper, TODA edição Commander entra uma carta quebrada para o formato e tem que banir.Commander Legends 1 trouxe Fall from Favor, Commander Legends 2 trouxe Turbo Dianteira. Ambos tomaram ban rapidamente.
[quote=WMBernal=quote]Não dá pra banir as custo 0 (Fow, Daze etc) pq elas são o balanceamento do jogo em relação a Play vs Draw.Mas concordo com o que o mano alí disse: Esse lance das mecanicas de commander entrarem no legacy é muito torto.Uma hora vai arrebentar o formato igual fez com o historic (efeito alchemy) e a galera vai broxar definitivamente.[/quote]Penso a mesma coisa para o Pauper, TODA edição Commander entra uma carta quebrada para o formato e tem que banir.Commander Legends 1 trouxe Fall from Favor, Commander Legends 2 trouxe Turbo Dianteira. Ambos tomaram ban rapidamente.