Eu usei por um bom tempo como “assinatura” em alguns lugares uma frase que citava meu gosto por decks aggros e azuis. Essa frase se refere ao fato de eu gostar de usar cartas como Negar e Golpe Desdenhoso em estratégias agressivas, eu simplesmente adoro fazer a mesa rápido e depois ter como anular uma jogada decisiva de um oponente contra a parede. Cólera? Pw? Criatura grande? Hoje não! Negacao Persistente é uma carta fantástica nesse sentido, tendo o melhor custo/benefício para quando você apenas se preocupa com remoções do oponente.
Hoje, o melhor deck de Negação Persistente do Pioneer é o UW Ensoul. A estratégia é rápida e ainda faz criaturas que tem o tamanho ideal para dar suporte para que o counter seja um Negar de uma mana. E anular com tão pouca mana é bom demais nesse formato.
UW, UR, Jeskai
Antes de falar exatamente da lista do Ensoul eu queria falar sobre a questão das cores e como o deck evoluiu. O Ensoul é um velho conhecido do formato e sua lista UR é bem famosa, usando a cor vermelha para Mensageiro de Bomat e Explosao de Metralha, ou seja, um deck realmente agressivo, que tentava colocar o oponente o mais rápido possível nos 5 pontos de vida, nada seguros. A partir do lançamento de Tudo que Reluz e Lurrus da Toca Onirica começaram as listas Jeskai, em tempos onde a regra de Companion era diferente, era muito fácil usar a 3/2 para ter consistência e ainda ter acesso à Ferramenteiro Exemplar, só aumentando sua pressão.Com a mudança de regra essa lista deixou de aparecer e ficou “hibernando”, esperando novas opções. Mas com o lançamento de Ferreira Engenhosa, O Cajado Negro de Aguas Profundas e Buraco Portatil, voltaram a colocar a estratégia em ação e a cor vermelha em cheque, no final, apenas Explosao de Metralha justifcava e em troca de um base de mana melhor e que te permitisse usar mais fontes incolores o deck ficou na base UW, usada hoje em dia e que tem ene vantagens.
A cor branca te dá mais consistência, algo que sempre faltou à estratégia, Ferreira Engenhosa é fantástica e lidera seu jogo para manter o gás, especialmente quando ela pode achar uma “tesoura”, vulgo O Cajado Negro de Aguas Profundas, ou mesmo uma Cidadela de Aco Negro ou uma remoção, como Buraco Portatil, a criatura branca simplesmente faz um toolbox no deck, e ainda pode crescer. Sobre Buraco Portatil, inclusive, ele deu ao deck uma remoção que ainda fica na estratégia, já que em último caso você pode “tesourar” ele e de quebra ainda responde muito bem o formato, inclusive o Buraco Portatil do oponente.
O deck e suas Opções
Essa é a lista que tenho usado atualmente. O main deck com 1 offs é uma cortesia da Ferreira e me agrada muito essa linha super agressiva no G1, aproveitando que boa parte das remoções do oponente virão apenas após o side, fora que na dúvida ainda podemos transformar cartas como Cidadela de Aco Negro. No side, Ausencia Fatidica é uma das adições mais importantes, antes precisávamos de uma variações de remoções tentando tampar ene espaços, agora uma única carta resolve os nossos problemas bem e fica inclusive a opção até de aumentá-las, caso necessário.
Como qualquer deck, ele tem uma capacidade de se adaptar ao meta, então metagames mais aggros fazem com que cartas como Esperanca de Ghirapur, que aparecia bastante antigamente, seja pior e mais remoções no side sejam necessárias. Um ambiente mais midrange/control seria para aumentar as cópias de Negacao Persistente. Sempre lembre que as listas são feitas pensando no ambiente em que elas estão e mais do que isso, boas listas são feitas pensando em 75 cartas, aumentar, por exemplo, Negação Persistente no main, significa ficar mais aberto versus aggro e pede mais remoções pós side.
Matchs
● vs BR Pyro
Essa é a pior match do deck e isso se deve ao fato do BR atacar todas as fraquezas do UW. É um deck de Empurrao Fatal, logo, te responde na mesma curva que você faz ameaças; ele faz fichas, evitando que uma Cidadela de Aco Negro “tesourada” faça uma race; é um deck de arcanista, então ele consegue fazer mais remoções do que nóes consegumos fazer de ameaças e ainda tem Comando de Kolaghan, que apenas na leitura da carta já faz com que você fique em posição fetal.
Vencer o G1 é bem complicado, normalmente temos que sair explodindo e torcer para eles virem lentos ou com pouca interação. Um Ornitoptero “tesourado” tende a fazer o que queremos, sempre lembrando de usar uma aura/equipamento turno 2 e no seguinte já trazer a Lurrus pra mão, uma linha padrão para quando esperamos muitas remoções e queremos manter o ritmo.
O G2 é sobre duas coisas, primeiro ter criaturas que sofram menos para as remoções e tentar cortar a fonte de vantagens dele do cemitério, que é onde vemos vários loops de card advantage e tempo advantage. Apostolo da Luz Purificadora é uma carta maravilhosa justamente porque aborda tudo o que precisamos, o BR ainda consegue lidar com ele, graças ao Esguicho de Magma, mas ainda sim, é uma criatura que ajuda bastante a vencer.
Por conta de ter uma quantidade muito grande de mágicas do outro lado eu tento mais gerar valor do que anular ações, daí não aumentar Negacao Persistente.
Side in: 3 Jaula do Escavador de Tumulos, 2 Apostolo da Luz Purificadora, 1 Ausencia Fatidica
Side out: 4 Vivificar Artefato, 2 Tambor das Folhas Vernais
● vs Mirror
O G1 da mirror é simples. Ataque! Bloquear tende a ser perigoso porque o oponente sempre pode fazer uma aura maior e você fica obrigado a champ blockar, então, ataque. O segundo jogo é mais interessante, pós side você obviamente usa Desgastar // Rasgar e Negacao Persistente, mas o jogo pode ir para um caminho estranho onde valor importa muito e Lurrus é sensacional, mas no geral os jogos ainda são bem rápidos e Buraco Portatil em cima de Buraco Portátil.
Meu plano de side é ser agressivo e evitar cartas que não foquem nisso.
Side in: 2 Negacao Persistente, 2 Desgastar // Rasgar
Side out: 4 Ferreira Engenhosa
● vs 5c Niv
A match pode ser bem chata quando nosso oponente usa Empurrao Fatal de maindeck, basicamente fica uma chuva de remoções todos os turnos e é bem complicado de sair disso. Normalmente a estratégia para ambos os games é valorizar cada ponto de vida que podemos tirar e trazer Lurrus rapidamente para a mão para ter algum continue em uma tesoura.
Eu já tentei uma linha de side com Portadora da Quietude, mas ela é só mais uma criatura que morre fácil, então ser resiliente é o caminho.
Side in: 1 Negacao Persistente, 2 Apostolo da Luz Purificadora, 2 Ausencia Fatidica, 1 Golpe Desdenhoso, 1 Disputa Mistica
Side out: 4 Buraco Portatil, 1 Lanca Sombria, 1 Tambor das Folhas Vernais, 1 Vivificar Artefato
● vs 4c ascendancy
Uma característica do UW Ensul é que ele é muito bom versus combos, o clock é rápido demais e Negacao Persistente é muito barata. O G1 tende a ser favorável, a melhor carta do outro lado é Acorrentado as Rochas, mas fora isso o 4c tem muito “ar” na match, demorando para achar o que precisa. No pós side eles trazem mais interações, e nós vamos de encontro a esse plano, trazendo mais resposta para essas interações, até por isso prefiro não trazer Golpe Desdenhoso, quando meu oponente está no Treasure Cove, eu já perdi.
Eu comecei deixando Buraco Portátil para responder Acorrentado às Rochas, mas quando eles encantavam uma criatura minha que tinha Tesoura eu queria a Tesoura, não a criatura, então é melhor eu só jogar mais resiliente. Dica, Desgastar/ Rasgar em resposta ao trigger do Acorrentado às Rochas para evitar o exílio.
Side in: 1 Negacao Persistente, 2 Desgastar // Rasgar, 1 Disputa Mistica
Side out: 4 Buraco Portatil
● vs Burn
Eidolon é a carta que realmente incomoda aqui, mesmo no pós side que Acorrentado as Rochas aparece. Quando possível eu guardo a remoção pro Eidolon porque ele pode moer meus pontos de vida. De resto, faça um megazord, de preferência com lifelink, e corra para o abraço.
Side in: 1 Negacao Persistente, 2 Desgastar // Rasgar, 2 Portadora da Quietude, 1 Ausencia Fatidica
Side out: 4 Ferreira Engenhosa, 1 Gengibruto, 1 Tambor das Folhas Vernais
● vs Fênix
Existem dois jogos versus o Fênix, em um eles ficam comprando muitas cartas, ocasionalmente interagem e tentam fazer vários pássaros para dar blocks eternos. Esse plano é fácil de bater porque tem muitas janelas para ataques de graça. O outro plano é Coisa no Gelo e resetar a mesa, este é o plano perigoso para nós, porque em um reset nós perdemos as auras e o tempo ganho é o suficiente para perdemos. Felizmente Buraco Portatil está aí para nos ajudar, sendo MVP para impedir o melhor plano deles no G1. O G2 ainda é sobre Buraco Portatil, mas teremos também mais counters, já que interações são uma regra pós side e hates de cemitério, para tentar empurrar o oponente para o plano de Coisa no Gelo.
Side in: 1 Negacao Persistente, 3 Jaula do Escavador de Tumulos, 1 Disputa Mistica, 2 Ausencia Fatidica
Side out: 4 Ferreira Engenhosa, 2 Tambor das Folhas Vernais
● vs Jund Cidadel
O G1 versus Jund tem vários pontos que considero importantes, o primeiro é que Buraco Portatil é para acertar Sacerdotisa dos Deuses Esquecidos, não caia na tentação de exilar um dork, o drop 2 simplesmente sola o UW com facilidade. Feito isso, nem sempre eles tem remoções, então é seguro fazer um megazord e comer os pontos de vida, deixando a Cidadela inútil. Pós side, quando eles têm mais remoções, uma carta que me surpreendeu muito foi Portadora da Quietude, ela basicamente desliga boa parte do valor do deck do oponente e senti zero problemas perdendo a Ferreira, já que eles davam out em valor com muita facilidade.E hate de cemitério não é necessário.
Side in: 3 Jaula do Escavador de Tumulos, 2 Portadora da Quietude, 1 Negacao Persistente
Side out: 4 Ferreira Engenhosa, 1 Vivificar Artefato, 1 Tambor das Folhas Vernais
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Esse é o UW, o deck realmente tem me dado bons resultados no MOL, o deck já ia bem antes de MiD e Ausencia Fatidica ajudou muito a arrumar o side, então tem me deixado bem animado.
Até mais!
Ruda
Adicionei Vácuo tremeluzente, chapeamento craniano e thoughtcast (monitor de pensamentos seria melhor? Acho a mágica melhor devido ser 2 de custo a menos e possibilitar usar Lurrus como companheiro. O deck está fazendo mta pressão hehe.
Cara, na teoria o hammer seria esse deck no Modern. Mas pensando em algo mais"direto". Tenta sim.
Claro. Existem dois tipos de encantamento que exilam, os que são como Oblivion Ring, ou seja, a habilidade está em duas partes, e os como Acorrentado as Rochas, que tem apenas uma parte.
No primeiro caso, caso você destrua em resposta a habilidade de exilar, desencadeia a habilidade de "soltar a carta" e nada acontece, depois a habilidade de exilar resolve e a carta fica exilada para sempre. Mas no caso de Acorrentado, por ser apenas um bloco de habilidade, caso você destrua em resposta ao exílio, a habilidade falha.
Outro ponto, carta como a Serpente, quando são exiladas por um encantamento e depois o encantamento é destruído, elas voltam com zero marcadores.
Logo, se o oponente fizer Acorrentado e você destruir em resposta, a habilidade falha em exilar e a Serpente não é exilada. Melhor do que destruir depois da habilidade resolver e ganhar uma criatura 0/0.