Banner LigaMagic
Magda, Criminosa Intrépida – A rainha dos Tesouros
Combater para Combar, ou Combar para Combater?
Por
19/03/2021 10:05 - 14.457 visualizações - 16 comentários
 Banner LigaMagic

Salve Salve amantes do papelão mágico, tudo bem???


Desde que comecei a jogar Commander, uma das frases que mais ouvia/ouço é “Decks que são focados em combate, possuem uma condição de vitória frágil”. Essa máxima de que a estratégia era sempre frágil perante builds de combo e controle me incomodava de certa forma por ser um grande amante de tribais e, em sua grande maioria, estes decks se resumem a sinergias entre suas criaturas fazendo com que obtenha danos de combate mais efetivo, buscando sempre a otimização dessa estratégia para ter sucesso. 

 

Em mesas casuais onde joguei, por diversas vezes, encontrei decks focados em combo que ignoravam completamente a mesa e tinham uma vitória relativamente tranquila, além de, decks controles que estabilizam sempre a board e obtendo muitos recursos até que consiga sua condição de vitória e, sendo assim, não há como negar que essas estratégias são de fato mais consistentes, pois não precisam lidar com 120 pontos de vida de seus oponentes por diversos turnos e, por isso, acabei aceitando e deixando de lado a “batalha” pela bandeira do combate mesmo dando preferência a decks que tem este propósito, e permanecendo com aquele sentimento de busca por soluções.


Porém, Kaldheim chegou ao cenário de Magic com uma coleção repleta de lendas interessantes e, olhando com muito carinho para as opções, o card Magda, Criminosa Intrepida, uma criatura de baixo custo, mono color, que funciona como um “Lord” para os anões aumentando seu poder de ataque, além de conter habilidades fantásticas, sendo elas: toda vez que um anão que você controla é virado, você cria um token de tesouro e, sacrificando cinco tesouros, você procura um card de dragão ou artefato e coloca diretamente campo de batalha, fez reacender a “centelha” da esperança e me perguntar “Por que não unir combo à combate?”!

 


Sendo assim, trago A vocês uma versão que tenho testado e jogado com meu playgroup,  que detém ótimos resultados e executa muito bem o plano à que se propõe. Vale ressaltar que estou me baseando em mesas casuais, onde possam haver decks bem otimizados porém nada à nível cEDH que obviamente terão outras versões para essa build, pois são decks focados em combar nos primeiros turnos, e nossa versão apesar de conter combos, não atinge a velocidade que o formato requer. E então, sem mais delongas, vamos à lista configurada!

Magda - Artigo Ligamagic
 
17/03/2021
R$ 1.067,19
R$ 2.229,52
R$ 16.999,38
 
17/03/2021
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
Grid
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Comandante (1)
1   Magda, Criminosa Intrépida   5,67
Criaturas (34)
1   Anão Sangue Quente  3,80
1   Autômato Universal  0,10
1   Goblin Soldador  54,99
1   Mago da Centelha  17,75
1   Anão Detonador   5,50
1   Anão Mineirador   5,95
1   Cavalaria de Axgard   0,05
1   Cavaleiro de Rochabeira // Carga do Pedregulho   0,05
1   Engenheiro Goblin   33,70
1   Ladrão de Catacumba   0,07
1   Libertador Destemido   0,10
1   Ponte Levadiça Esmagadora  0,25
7   Sete Anões   0,01
1   Slobad, Funileiro Goblin   0,78
1   Anão Puxa-Briga    29,35
1   Anão Recrutador   10,95
1   Birgi, Deusa das Histórias   72,00
1   Magus da Lua   64,95
1   Torbran, Tano de Lapa Vermelha     4,89
1   Dragão da Ponte Dourada    62,00
1   Dragão Avérneo Atacante    6,90
1   Dragão Avérneo de Aço  1,44
1   Tirano Dragão Avérneo    21,44
1   Anjo de Platina  14,49
1   Dragão Pira Funesta    59,95
1   Drakuseth, Gorja das Chamas     4,98
1   Golem Meteórico  0,05
1   Colosso de Aço Nefasto  133,33
Planeswalkers (1)
1   Daretti, Sábio da Sucata   2,67
Mágicas (17)
1   Explosão Elemental do Vermelho  15,20
1   Pilhagem Infiel  1,85
1   Tempos de Mudança  37,48
1   Aposta Cega   0,07
1   Frisson das Possibilidades   0,05
1   Morteiros de Mizzium   0,57
1   Reunião Catártica   0,10
1   Voz Atormentadora   0,05
1   Apreender os Espólios   0,18
1   Distorção Caótica   0,89
1   Iluminar o Palco   0,43
1   Lixo por Tesouro   0,95
1   Roda do Infortúnio   30,00
1   Vontade de Jeska   82,80
1   Arruinamento   39,90
1   Pilhagem do Pirata   0,08
1   Scrap Mastery    9,50
Artefatos (17)
1   Anel Solar  3,60
1   Elixir da Imortalidade  0,68
1   Tambor das Folhas Vernais  1,80
1   Transmutador de Ashnod  0,12
1   Ídolo do Oblívio  3,00
1   Aeroesquife  0,06
1   Armadura Prateodérmica  0,10
1   Cóptero do Contrabandista  43,65
1   Coração de Kiran  0,38
1   Estação de Trituração  38,00
1   Mapa do Tesouro  0,78
1   Pedra da Mente  0,75
1   Revestimento Liquometálico  0,15
1   Sinete Arcano  4,00
1   Espelho das Miragens  3,75
1   Guarnição Móvel  0,05
1   Relógio de Agouros  4,50
Encantamentos (2)
1   Lua Sangrenta   39,75
1   Preço da Glória   33,41
Terrenos (28)
1   Acampamento dos Sobreviventes 0,08
1   Assentamento da Resistência 0,10
1   Feira dos Inventores 29,38
1   Mina dos Anões 0,10
19   Montanha 0,00
1   Ruína Enterrada 1,25
1   Salão de Guerra 9,75
1   Território dos Necrófagos 4,20
1   Zona de Emergência 2,99
1   Zona de Explosão 2,49
100 cards total

O fato de poder construir um “tribal” com diversas possibilidades de “Win Condition” me agradou bastante, além do que o deck tem uma proposta simples, porém com algumas linhas de jogo, e totalmente focada em seu comandante, ou seja, muitos tesouros, artefatos, aliados à uma chuva de anões e dragões, para liquidar rapidamente os pontos de vida de seus oponentes.


O plano de criaturas conta algumas linhas, sendo a de pressão no início do jogo com os anões de baixo custo como Mago da Centelha, Libertador Destemido que contém a habilidade de aumentar a mesa com fichas, Cavaleiro de Rochabeira // Carga do Pedregulho, Anao Puxa-Briga que com sua habilidade aumenta o poder de ataque, além de gerar tesouros ao virar um anão para ativá-la, Sete Anoes, Torbran, Tano de Lapa Vermelha e nossa comandante Magda que além de aumentar o poder de ataque da mesa, fará com que os ataques tornem-se, também, tesouros que farão com que o jogo acelere e seja favorável aos outros planos do deck. 


  
     

Para Mid/Late Game o deck conta com criaturas poderosas e com efeitos relevantes como Dragao Averneo Atacante que quase sempre será ativado para obter turnos de combate extra e Dragao Averneo de Aco que poderá dar um dano absurdo com o “pump” de sua primeira habilidade além de remover ameaças com a segunda, estas ativadas facilmente utilizando os tesouros gerados, podendo adicionar duas manas ao ser sacrificado caso você tenha Dragao da Ponte Dourada em jogo, Drakuseth, Gorja das Chamas que conta com dano direto à vida, podendo distribuir outros à jogadores ou ameaças da mesa, Dragao Pira Funesta que ao causar dano pode acabar dizimando as criaturas de seu oponente, além de Colosso de Aço Nefasto que precisa encaixar dano apenas uma vez à um jogador, para que ele perca por infect. O destaque aqui fica por conta de Tirano Dragao Averneo que além de ser uma poderosa criatura para combate, pode ganhar jogos aliando sua Habilidade de “No início de sua manutenção, caso você controle vinte ou mais artefatos, você ganha o jogo” com a absurda quantidade de tesouros que o deck é capaz de gerar.
 

           

   
Como dito anteriormente, a nossa comandante, possibilita unir duas estratégias e executá-las de forma fácil e efetiva. Então para tornar-las ainda mais consistente, contamos com algumas criaturas, para auxiliar na criação de fichas de tesouro, pois contém habilidades que precisam virar como Cavalaria de Axgard e Ladrao de Catacumba, peças para recursão/tutor de artefatos trocando tesouros por algo mais relevante que esteja em seu cemitério com Engenheiro Goblin e Goblin Soldador além de proteção para artefatos fundamentais com Slobad, Funileiro Goblin.

 

     
    

Para que o plano do deck, seja ele o de combate ou combo, não sofra com respostas e ameaças de seus oponentes, inseri algumas cartas que atrasam o jogo como Anao Mineirador, Anao Detonador e Magus da Lua que destruirão, ou irão travar os terrenos de seus oponentes, Golem Meteorico para lidar com permanentes que sejam um problema ao seu jogo, e Anjo de Platina que terá de ser prontamente respondido, para que seus oponentes consigam vencer o jogo, fazendo com que as atenções sejam voltadas para ele deixando caminho livre para buscar sua win condition.

 

      
   

O nosso solitário planeswalker Daretti, Scrap Savant cumpre com maestria o plano do deck trazendo Draw e descarte, sendo sempre de peças que você poderá "recursar" e não são relevantes no momento, sacrifício de tokens de tesouro, para trazer diretamente para o campo de batalha peças fundamentais que tenham sido destruídas ou descartadas e um “impossível” ultimate, que fará com que seus artefatos voltem para campo de batalha, caso tenham ido para o cemitério.


 

As mágicas contam com todo suporte ao plano traçado, durante o jogo com inúmeras cartas para “looting” em sua mão com Tempos de Mudanca, Pilhagem Infiel, Aposta Cega, Frisson das Possibilidades, Reuniao Catartica, Voz Atormentadora, Apreender os Espolios, e Roda do Infortunio que farão com que você descarte cartas que inicialmente não são boas, seja por custo como, por exemplo, Colosso de Aco Nefasto em busca de algo mais relevante naquele momento do jogo, que serão "recursadas" com Lixo por Tesouro e Scrap Mastery. Para “card advantage” utilizaremos Iluminar o Palco e Vontade de Jeska e para proteção Morteiros de Mizzium, Distorcao Caotica e Arruinamento, além de Explosao Elemental do Vermelho que será sempre uma carta na manga para certificar que Fenda Ciclonica não irá atrapalhar nossos planos.


  
      

Chegou a hora de falarmos das cartas que irão possibilitar a estratégia de unir algo em que  jamais pensei me agradar! Vamos então aos artefatos que considero suporte, que contam com os sólidos e conhecidos “ramps” como Sol Ring, Pedra da Mente e Sinete Arcano, outros com habilidades que auxiliarão na criação de tesouros através de suas habilidades, seja para adicionar mana com Tambor das Folhas Vernais, usar vidência com Mapa do Tesouro ou para, tripular com os veículos Aeroesquife, Coptero do Contrabandista, Coracao de Kiran, Guarnicao Movel. Destaque no auxílio para Elixir da Imortalidade que, além de ganhar 5 pontos de vida, fará com que você devolva todas as cartas de seu cemitério para seu baralho, podendo repetir a habilidade da Magda, trazendo novamente as ameaças para o campo de batalha, caso algo de errado aconteça, e Idolo do Oblivio que invariavelmente será uma carta de 2 manas que entrará dando um draw e, podendo se tornar uma ameaça ao criar uma ficha de Eldrazi 10/10.


  

  
Com relação ao combo em sí, precisará juntar apenas três peças, sendo uma delas nossa comandante e Relogio de Agouros + Ashnod's Transmogrant ou Liquimetal Coating  que funcionará da Seguinte Forma:


Passo 1: Transforme Magda em um artefato com Ashnod’s Transmogrant ou Liquimetal Coating;
Passo 2: Vire Magda, que irá gerar um tesouro, e Relógio dos Agouros para ativar sua habilidade de desvirar o artefato alvo, sendo ele a Magda;
Passo 3: Repita o processo utilizando a partir daqui, sempre a Magda e o Tesouro criado, fazendo com que você obtenha quantos tesouros desejar.

 

      
A necessidade de poucas peças faz com que você combe relativamente fácil, porém em uma mesa com outros três jogadores é necessário proteger, e para isso, utilize Espelho das Miragens, copiando uma possível peça que possa ser destruída durante a execução, e Armadura Prateodermica trazendo mais uma opção para tornar nossa comandante um artefato. 


Combo preparado e tesouro criado, mas o que fazer com eles? Bom, aqui partirei para as duas linhas de jogo que serão nossos “finishers” principais, sendo a primeira, através da habilidade de triturar cartas do baralho de seus oponentes, até que eles não tenham cartas para compra na sua fase de compra, e mesmo que tenham cartas como Nexo do Destino irão perder todas suas respostas/condições de vitória, utilizando o artefato Estacao de Trituracao que você irá trazer ao campo, caso ainda não esteja, utilizando a habilidade de sacrificar 5 tesouros, e buscar um artefato no baralho de nossa comandante e, uma vez no campo de batalha, os passos serão os seguintes:


Passo 1: Vire Estação de Trituração, sacrifique um tesouro e faça um oponente triturar 3 cartas;
Passo 2: Repita o combo da Magda gerando 1 tesouro e desvirando Estação de Trituração
Passo 3: Repita o processo até triturar todas as cartas de seus oponentes.

 


A segunda “win condition” será o combate, utilizando também a habilidade de Magda para trazer todas as criaturas, artefatos e dragões para o campo, tornando seu poder de dano, alto o suficiente para ser uma grande ameaça a todos os oponentes. Lembre-se de que a habilidade pode ser ativada no “passe” para seu turno, porém, caso a Ponte Levadica Esmagadora já esteja em campo de batalha, há a possibilidade de fechar o jogo trazendo tudo em seu turno.
 


Nossos encantamentos servem única e exclusivamente para dificultar o jogo de nossos oponentes, trazendo redundância ao plano de, na grande maioria das vezes, inutilizar os terrenos com a icônica Lua Sangrenta, ou até mesmo destruí-los caso os oponentes se proponham a utilizá-los em nosso turno, conjurando alguma mágica, com Preco da Gloria.


  

  
Quanto aos terrenos, inserimos alguns relevantes ao plano do deck, que trarão compra de carta com Salao de Guerra, criação de ficha com Mina dos Anoes, remoção de ameaça com Zona de Explosao, possibilidade de conjurar mágicas em “instant speed” com Zona de Emergencia, resposta à baralhos que utilizam o cemitério com Territorio dos Necrofagos, recursão com Ruina Enterrada e Feira dos Inventores, além de terrenos que auxiliam na criação de tesouros, fazendo com que você vire anões através de suas habilidades com Acampamento dos Sobreviventes e Assentamento da Resistencia.


  
      

Bom, espero que tenham gostado da lista e das opções apresentadas, e que se divirtam muito com elas nos mesões online, da mesma forma que tenho! Tenho certeza que a Magda será uma comandante muito temida pelo seu playgroup, e de grande alegria para quem o controla. 


Gostaria de aproveitar e agradecer ao Jeff e ao Nogueira, do Papo CEDH/cEDH Brasil, que foram essenciais e os "culpados" (ainda bem), em despertar o lado “combeiro” que adormecia em mim, o que me fez olhar com muito carinho à Magda! Se você quiser ver mais conteúdos como esse, além de Jogos e Campeonatos de Commander, entre no www.twitch.tv/markovis deixa aquele follow e acompanhe tudo de perto!!!


Nos vemos por aqui em Abril, um  abraço e muita diversão à todos!

Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 20/03/2021 10:34:56
Excelente... eu nem sabia q tinha um mago q fazia efeito de blood moon... to mto por fora.

Alias, sempre achei q a supremacia dos decks combo / controle podem ser resolvidas se os outros jogadores da mesa se juntarem em cima dele logo no começo. A nao ser q tenha 3 combeiros, aí lascou.
(Quote)
- 20/03/2021 09:34:32

Boa kkkkkk

(Quote)
- 19/03/2021 14:48:13

HAHAHAHAHAHAHA GENIAL!

(Quote)
- 19/03/2021 13:37:03
Cara, qual é o seu commander?
Aquela Mina dos Anões, lá!
Mas Mina dos Anões não é um land?
Não, cara, aquela Mina, dos Anões!
Ahhh, cala a boca!
Isso, a Magda!
(Quote)
- 19/03/2021 11:54:59

O próprio Nogueira fez esse canhão aqui também https://ligamagic.com.br/?view=dks/deck&id=2152484

Últimos artigos de
Command Fest Brasil
Tudo sobre o evento mais esperado pela comunidade do Commander
20.909 views
Command Fest Brasil
Tudo sobre o evento mais esperado pela comunidade do Commander
20.909 views
28/04/2022 10:05 — Por Bruno Carneiro Gomes
Blanka, Ferocius Friend
Deck Tech com choque de Nostalgia
8.158 views
Blanka, Ferocius Friend
Deck Tech com choque de Nostalgia
8.158 views
18/03/2022 10:05 — Por Bruno Carneiro Gomes
Commander Party
Uma experiência incrível de imersão às coleções
5.318 views
Commander Party
Uma experiência incrível de imersão às coleções
5.318 views
17/02/2022 10:05 — Por Bruno Carneiro Gomes
Commander 500 – Segunda Edição
O Maior Torneio de EDH via Spelltable está de volta!
20.026 views
Commander 500 – Segunda Edição
O Maior Torneio de EDH via Spelltable está de volta!
20.026 views
06/01/2022 10:05 — Por Bruno Carneiro Gomes
A Evolução em Curso Natural
Por que as mudanças no Magic assombram a comunidade?
11.048 views
A Evolução em Curso Natural
Por que as mudanças no Magic assombram a comunidade?
11.048 views
10/12/2021 10:05 — Por Bruno Carneiro Gomes