Banner LigaMagic
Atualização: Banidas e Restritas - 13/07/2020
Atualização da lista de Banidas e Restritas
Por
13/07/2020 12:02 - 19.396 visualizações - 58 comentários
 Banner LigaMagic

Data do anúncio: 13 de Julho de 2020

HISTÓRICO
Agente da Traicao está BANIDO (estava suspenso)
Winota, Agregadora de Forcas está BANIDO (estava suspenso)
Fogos da Invencao está BANIDO (estava suspenso)
Nexo do Destino está BANIDO
Emissario da Arvore Flamejante 
está SUSPENSO

PIONNER
Juramento de Nissa 
está
DESBANIDO

MODERN
Astrolabio de Arcum está BANIDO

PAUPER
Mapa da Expedicao está BANIDO
Santuario Mistico está BANIDO

Data efetiva de banimentos:
Tabletop: 13 de Julho de 2020
Magic Online: 13 de Julho de 2020
MTG Arena: 16 de Julho de 2020
 

 

Explicações sobre os Banimentos / Desbanimentos:

HISTÓRICO

Atualmente, temos três cards suspensos no histórico: Winota, Agregadora de ForcasAgente da Traicao e Fogos da Invencao. Como em todas as suspensões, temos observado cuidadosamente como as alterações afetaram o Histórico e nossos dados mostram melhorias distintas com as cartas removidas. Cada um deles também é um card que tende a ficar mais problemático à medida que o formato cresce em amplitude e potência, como formas principais de acessar facilmente efeitos muito poderosos.
 

Porque sentimos que os dados mostram um impacto positivo das suspensões atuais e porque é improvável que seja seguro reintroduzir esses cards no histórico em breve, Winota, Agregadora de Forcas, Agente da Traicao e Fogos da Invencao estão banidos no Histórico. (Os jogadores receberão curingas normalmente para estes banimentos, de acordo com a política anunciada anteriormente.)
 

Embora essas suspensões, agora banidas, tenham melhorado o metagame, a parte superior do histórico ainda está se contraindo demais. Logo após a suspensão do Winota, Agregadora de Forcas, os dois melhores decks representavam aproximadamente 15% do melhor de três jogos, mostrando uma variedade saudável e diversificada de decks. Agora, os dois primeiros decks são de aproximadamente 35% e a taxa de concentração está aumentando.
 

No último mês, os decks que usam Nexo do Destino aumentaram dramaticamente em termos de compartilhamento de metagame, e agora é o deck mais jogado do Histórico. As duas cartas principais que permitem esse baralho são a Reconquista da Natureza e o próprio Nexo do Destino. Embora a Reconquista da Natureza seja uma carta poderosa, não a vemos aparecer em decks problemáticos no Histórico, além deste. Esse deck também executa várias maneiras de acelerar os lançamentos iniciais do Nexo do Destino, e essas opções serão expandidas apenas com o formato. Por fim, a Reconquista da Natureza atua principalmente para dar aos jogadores acesso a uma variedade maior de linhas de jogo, enquanto o Nexo do Destino age para impedir que o oponente jogue. Do ponto de vista da saúde e da jogabilidade a longo prazo, sentimos que o Nexo do Destino é a melhor carta para agir aqui.
 

O Nexo do Destino é um card que assistimos de perto por muito tempo no Histórico. Embora seja muito poderoso, esperávamos que o Histórico Tradicional fosse um lugar onde pudesse permanecer uma opção equilibrada para seus fãs. Embora isso tenha se mantido por um longo tempo, com o baralho mostrando taxas de jogo e vitórias fortes, mas dentro dos limites, agora subiu para um nível em que ele está passando fome por outras opções e distorcendo o formato.
 

O Nexo do Destino é muito parecido com os cards discutidos acima, onde seu poder só aumentará à medida que o conjunto de cards Histórico se expandir. E, como eles, não achamos provável que a meta chegue em breve a um local em que haja respostas suficientes para tornar esse deck uma opção equilibrada e divertida para os jogadores. Embora geralmente tenhamos agido para suspender as cartas no Histórico para testar o impacto, essa não é uma regra difícil. Como não prevemos uma boa oportunidade para reintroduzir o Nexo do Destino com segurança no formato em breve, o Nexo do Destino está banido no Histórico.
 

O outro deck que há muito tempo é uma potência em Histórico é o Gruul Aggro. Embora tenha sido frequentemente o deck mais jogado, a separação entre ele e os outros decks de topo aumentou significativamente no último mês. Gruul e Nexus agora jogam mais de três vezes a sua competição mais próxima no melhor de três, e Gruul tem uma das maiores taxas de vitórias no melhor de três e no melhor de um. Depois de considerar o baralho e a meta circundante, sentimos que a melhor carta para agir aqui é o Emissario da Arvore Flamejante. Embora as partidas explosivas que ele possibilite sejam um fator em ascensão, sua remoção deve deixar o deck com amplo poder para permanecer competitivo, apenas em um nível mais equilibrado com outras opções agressivas.
 

Ao contrário do Nexos, vemos uma forte possibilidade de que o HISTÓRICO possa mudar de uma maneira que permita ao Emissario da Arvore Flamejante encontrar um lar equilibrado e divertido. No entanto, como o meta está atualmente, o poder que ele traz para a Gruul Aggro está reduzindo globalmente o número de opções de deck equilibradas, interessantes e variadas em formato. Por esse motivo, o Emissário está suspenso no histórico.
 

Uma observação final sobre as suspensões históricas: quando introduzimos o mecanismo pela primeira vez em dezembro, enfatizamos a natureza de tempo limitado da suspensão vinculando-o à disponibilidade periódica do histórico classificado. Agora que o histórico classificado está sempre disponível, isso não funciona mais como um bom marcador de limite. Apesar disso, seguiremos a linha do tempo geral imposta e qualquer suspensão será resolvida por suspensão ou banimento do (s) cartão (s) afetado (s) dentro de aproximadamente o mesmo período de 2 a 3 meses. Sempre agiremos mais rapidamente quando acharmos que os dados estão claros, mas isso funcionará como um limite externo. A suspensão é uma medida temporária para garantir que as alterações no equilíbrio estejam se saindo bem e não será usada para nenhuma ação a longo prazo.

PIONEER
Desde o lançamento do Pioneer no final do ano passado, observamos mudanças significativas no metagame. No início da janela de lançamento do Pioneer, vários decks de ramp verde estavam entre os arquétipos mais populares e bem-sucedidos. Para reduzir a consistência desses decks, Juramento de Nissa foi adicionado à lista de banidos no início da progressão do Pioneer.
 

Desde então, outros cards usados pelos decks de ramp verde foram banidos, incluindo Era Uma Vez, Veu do Verao e Oko, Ladrao de Coroas. Além disso, o lançamento de novos sets adicionou poder a outros arquétipos e, em geral, ampliou as possibilidades de construção de deck. O metagame agora está em um lugar em que achamos que o desbanimento de Juramento de Nissa é um passo razoável a ser dado.
 

De outra forma, estamos felizes com a o metagame Pioneer, com os decks mais jogados, cada um com pontos fortes e fracos um contra o outro. Estamos de olho nos decks combinados no ambiente. Também estamos vendo uma variedade de decks menos jogados tendo sucesso, o que indica que o metagame pode continuar a mudar.

MODERN

Nos últimos meses vimos um aumento na popularidade e na taxa de vitórias de decks multicoloridos usando o Astrolabio de Arcum, com algumas variantes chegando a 55% da taxa de vitórias. Embora estes baralhos tenham assumido várias formas diferentes, seu plano de jogo comum é usar o Astrolabe para jogar cartas poderosas de várias cores. Como resultado, o Astrolabe se tornou uma das cartas mais jogadas do Modern.
 

Embora não haja nada intrinsecamente ruim em decks multicoloridos de "coisas boas" que tenham um lugar no metagame, seu poder e flexibilidade geralmente são contrabalançeados ao fazer concessões em suas bases de mana, geralmente através de terrenos que entram no campo de batalha virado, custam vida ou envolvem outras coisas. O Astrolabio de Arcum faz com que essa troca aconteça com um custo muito baixo, pois um Astrolabe pode muitas vezes significar excelente mana para o resto do jogo, sem custar uma carta. Além disso, o Astrolabe leva a outras sinergias em virtude de ser uma permanente barata de artefato, e pode ser intermitente ou recorrente para a vantagem do card. Em resumo, o Astrolabe adiciona muito a esses decks por um custo muito baixo, resultando em taxas de vitória que não são saudáveis ​​e insustentáveis ​​para o metagame. Portanto, o Astrolabio de Arcum está banido no Modern.
 

Estamos de olho no Astrolabe no Legacy por razões semelhantes, embora atualmente as taxas de reprodução e as taxas de vitórias dos decks de Astrolabe  não justifiquem ação. Estamos cientes das preocupações da comunidade Legacy neste ponto, mas queremos ser consistentes com a nossa filosofia de recorrer a banimentos apenas quando um card ou deck atingir taxas de vitória problemáticas que não podem ser resolvidas por forças naturais do metagame.

PAUPER

Com os banimentos do ano passado de Jorro, Sonda Gitaxiana e Pasmar, notamos uma preocupação em potencial: o enfraquecimento dos decks azul poderia criar um aumento na popularidade dos decks de Tron. Embora não tenhamos visto imediatamente uma mudança problemática de metagame na direção, os decks de Tron permaneceram cada vez mais populares e fortes, às vezes chegando a 25% do meta entre os decks de melhor acabamento nos torneios Magic Online Pauper.

Essa tendência, em combinação com o feedback da comunidade, nos levou a dar uma olhada no papel dos decks de Tron no metagame Pauper. Embora possa ser bom para a diversidade de um jogo ter um arquétipo que seja diferente de muitas outras estratégias, estamos vendo alguns efeitos negativos em termos de jogo repetitivo, padrões de jogo recursivos e estados de bloqueio. Isso coloca pressão em outros decks para poder lidar com esses estados de jogo ou então correr nos decks de Tron e geralmente restringe o espaço viável de construção de decks.

Portanto, estamos dando o passo de banir o Mapa da Expedicao para reduzir a consistência e a popularidade dos decks Tron no metagame.

Segundo, vários arquétipos adotaram recentemente o Santuario Mistico como outro meio de criar estados repetitivos de loop ou bloqueio. Embora os decks geralmente joguem apenas algumas cópias do Santuario Mistico, ele está provando ser outro importante contribuinte da pressão negativa no metagame, permitindo loops no final do jogo. Como um card que provavelmente continuará causando problemas no futuro, também optaremos por banir o Santuario Mistico em Pauper.

Nossa intenção é que essa combinação de banimentos reduza consideravelmente a velocidade e a consistência com que os decks Tron montam seu mecanismo de mana e eventuais estados de loop ou bloqueio, além de reduzir a quantidade de jogadas repetitivas provenientes de vários decks de tempo baseados em azul.

UMA NOTA SOBRE O STANDARD
Após uma análise cuidadosa do metagame, optamos por não fazer alterações no Standard no momento. O Players Tour Online 3 e 4 viu as taxas gerais de vitória e as taxas de conversão do dia 2 dos decks mais jogados, Bant Ramp e Temur Reclamation, descerem para níveis mais saudáveis. Nas semanas seguintes, vimos outros arquétipos aumentarem em popularidade e taxa de vitórias, incluindo Mono Green Aggro, Rakdos Sacrifice, Mono Black Aggro, RW 'Pawblade', Simic Flash e outros. O Core Set 2021 trouxe uma variedade de novas ferramentas e, geralmente, estamos vendo um movimento constante no metagame que antecede as finais dos jogadores.

Embora concordemos com a preocupação de que os decks de ramp de Espiral de Crescimento, em conjunto, tenham recentemente representado uma porção maior que o ideal do metagame, vemos diferentes arquétipos nessa categoria maior se comportando de maneira diferente em termos de pontos fortes, fracos e papéis no metagame. Com os sinais do metagame saindo de ramp nas últimas semanas, com o lançamento do Core Set 2021 e do Standard com rotação chegando no outono americano, decidimos permitir que o metagame continue sua evolução natural.


Fonte: Wizards

Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 22/07/2020 13:53:13
Com Double Masters está claro pq a Wizards não baniu mais peças do Tron ou os flikers/blinkers ou o rino (a meu ver seriam mais acertados). Inúmeros reprints pimpados do Tron. That's money honey!
(Quote)
- 21/07/2020 14:46:31

Sexo.

(Quote)
- 21/07/2020 11:48:26

Na boa não da para comprar um jogo de vídeo game com um board game ou card game, você forçou essa comparação para seu ponto de vista ser o correto.
Sua comparação teria relevância se fosse comparado um entretenimento algo do meio físico o qual o ser humano antes fazia para hoje fazer apenas no meio digital.
Card ou board game as pessoas querem tocar nas cartas, ter interação, socializar e poder ter fisicamente o sentimento de posse do objeto. Acho que esse tipo de coisa futuramente só pode ser substituído pela realidade virtual onde haveria a simulação dessas sensações.

(Quote)
- 21/07/2020 11:17:51

Então, o campeão do último Pauper Challenge do mol no Sábado foi um UR Skred. Ele enfrentou um... UB Delver, e teve outro UB Delver no top 4. Então, acho que o deck não acabou hehe.

Quem ainda não entendeu o ban do Astrolábio, vou explicar didaticamente.

O principal motivo do ban não foi "só" contornar a color pie, era possível fazer um 4 colors good stuff e com blood moon no sb para punir de quem não jogava assim no Modern. Mas Clands, tem Cálice de Mana que faz o mesmo efeito, então por que não usam ele ?

Simples, AA potencializa a mecânica snow (Aquele Skredão gostoso na fuça de um bicho problemático), ele se recompõe (entrou dá um draw), e está aqui o príncipal problema, por ser uma carta que dá o draw quando entra, no Pauper foi uma festa de passarinho que entra e tem que voltar uma permanente na mão, então desce passarinho, sobe Astrolábio, volta Astrolábio dá um draw. Tudo isso pagando 1 mana apenas.



(Quote)
- 21/07/2020 09:40:23
Foi bom para acabar com esses Ux decks do pauper eram desnecessários
Últimos artigos de
Standard Nerfado?!
A Wizards anuncia um novo formato exclusivo do Arena: Alchemy.
8.429 views
Standard Nerfado?!
A Wizards anuncia um novo formato exclusivo do Arena: Alchemy.
8.429 views
03/12/2021 15:00 — Por Anjoserra
Jogadores brasileiros no Innistrad Championship
Conheçam os jogadores que irão nos representar no Campeonato!
4.879 views
Jogadores brasileiros no Innistrad Championship
Conheçam os jogadores que irão nos representar no Campeonato!
4.879 views
01/12/2021 10:05 — Por Anjoserra
Ao infinito... E ALÉM!
Primeiros spoilers de Unfinity - nova coleção unset!
9.939 views
Ao infinito... E ALÉM!
Primeiros spoilers de Unfinity - nova coleção unset!
9.939 views
29/11/2021 15:22 — Por Anjoserra
Cobertura Innistrad Championship
Todos os detalhes sobre o Innistrad Championshp que começa no dia 03/12 às 14:00.
2.792 views
Cobertura Innistrad Championship
Todos os detalhes sobre o Innistrad Championshp que começa no dia 03/12 às 14:00.
2.792 views
29/11/2021 14:05 — Por Anjoserra
Secretversary: Novo bundle, deck e mais!
O lançamento dos Secret Lair completa dois anos e Inova com Arte e Deck.
10.482 views
Secretversary: Novo bundle, deck e mais!
O lançamento dos Secret Lair completa dois anos e Inova com Arte e Deck.
10.482 views
19/11/2021 17:26 — Por Anjoserra