Olá pessoas estreladas da era de Theros. O Mundial XXVI nos mostrou uma potencial consolidação do formato padrão. UW control, jeskai fires, temur reclamation e Mono- Red aggro são decks que respondem pela maior parte do formato. Uma configuração um pouco limitada em relação a todo potencial que a edição nos trouxe. Algumas combinações de cores acabaram ficando de fora do formato padrão. Os Pântanos é que sofreram o maior bullying, ficando praticamente de fora. Uma surpresa saber que não teve espaço para o devotion.
É interessante observar que Theros Além da Morte sem dúvidas abriga cartas fortes em todas as cores. Oraculo de Tassa pode contar muito bem sobre o que essa edição constelada vem fazendo em outros formatos. No entanto, o metagame standard encontrou um equilíbrio no qual algumas ótimas cartas terão que esperar um pouco até serem utilizadas.
Pensando em explorar possibildiades do além T2, hoje viajaremos ao formato pioneiro. Vamos viajar bem longe, para o outro lado do mundo, direto do PT Nagoya! Nesse Players Tour recente tivemos mais uma vez um ataque de deck rogue conquistando resultados entre os melhores decks! Eu sempre fico empolgado com isso, decks inesperados surpreendendo e avançando no TOP8 contra os consagrados Tier1! Em Nagoya, Ken Yukuhiro nos mostrou o poder do BW Sram Auras! Um deck que tornou- se viável pelas adições de Theros. Uma explosão agressiva de encantamentos atualmente dormente no formato padrão, mas pronta para a fase de combate no pioneiro. Bora ver essa lista que mistura ganho de vida e ódio com criaturas muito especiais:
Warning! Warning! Warning!
O ministério do Magic the Gathering adverte: estes são decks rogues, decida por você mesmo se jogam ou não jogam, ao persistirem os sintomas monte um novo deck!
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BW Auras
Criaturas Encantamento Alfa
É seguro dizer que essa lista não existiria sem Eidolon do Odio e Alseide da Dadiva da Vida. Ambas têm CMC1 vínculo com a vida e habilidades muito úteis à lista. Para ser mais direto, é preciso apontar a fraqueza fundamental dos decks de aura. Nesse tipo de estratégia concentramos todos nossos recursos em uma única criatura. Não é raro que 3 auras estejam anexadas à mesma criatura. Isso quer dizer que uma única remoção bem encaixada de nosso oponente poderia nos custar a partida pela perda de recursos. Pensando nisso outros formatos utilizam criaturas com resistência à magia e confiam fortemente na mecânica de armadura de totem.
No Pioneer, Eidolon do Odio e Alseide da Dadiva da Vida são as criaturas que conseguem minimizar esse ponto fraco pela possibilidade de proteção e “refund” comprando muitas cartas caso nossa criatura caia no cemitério. O ponto forte desse deck é uma agressividade sem igual. No ataque do turno 2 é possível bater com uma criatura de poder até 7, iniciativa e vínculo com a vida. Um clock mortal que fecha GG no quarto turno, basta protegermos nosso atacante. Vale a pena lembrar que o vínculo com a vida é o pior inimigo de decks como o Mono-Red aggro que são bem comuns no formato, depois de alguns ataques com vínculo com a vida, muito provavelmente a vitória já estará garantida mesmo que demore alguns turnos. Trata-se de um deck de estratégia direta, temos núcleos de criaturas sinérgicas com auras, uma série de buffs e terrenos que entram desvirados nos permitindo fazer todas as ações o mais rápido possível.
Sram, Edificador Senior e Afemia, a Cacofonia nos dão boas recompensas adicionais por jogar com auras. O anão conselheiro pode fazer uma verdadeira bola de neve de draws que se ativam ao conjurar nossas auras. Esse tempo é bastante útil pois nos garante ao menos 1 card comprado na prioridade. A Harpia enche a mesa de zumbis conseguindo vantagem já no turno que entra em jogo. Contando com Cartula da Solidariedade a lista totaliza 21 criaturas agressivas. A maior parte delas é insubstituível no deckbuilding, exceto talvez por Hoplita Protegido que configura um bom slot para trocar e dar seu toque pessoal. Poderia ser ocupado por cards como Gato Sagrado, Fada Madre-guia // Dadiva das Fadinas, Gengibruto ou outro card de estimação de sua preferência. A carta está na lista para garantir um começo de jogo rápido na maior parte dos games.
As auras multiplicadoras de poder
Armadura Eterea e Tudo que Reluz são os encantamentos matadores. Cada um deles conta todos seus encantamentos e assim o milagre da multiplicação do poder faz aparição no seu lado do campo de batalha. Fica fácil. É só manter os ataques com ajuda de Bencao de Carametra, um verdadeiro escudo de remoções que costuma funcionar até contra os board sweepers. Assim, os pontos de vida vão aumentando em um dos lados e reduzindo do outro simultaneamente. São 8 proteções contra remoções no maindeck e vale a pena lembrar que algumas remoções baseadas em dano ou reduzir a resistência tem pouquíssima eficácia contra nossa lista. Uma carta que não apareceu na lista mas poderia ajudar na consistência é Elmo dos Deuses, fica a dica para quem gosta de fazer experimentos. Há um grande número de buffs na lista, inclusive beneficiando-se da habilidade de voar para aumentar a evasão das criaturas. Dadiva do Grifino e Olhos de Sentinela são encantamentos que podem ser utilizados múltiplas vezes fortalecendo o plano principal ainda mais.
Disputando no Metagame Pioneer
Um deck é bom quando consegue conquistar seu lugar dentro do metagame esperado. Felizmente o BW auras tem um cenário favorável no pionner. O formato ainda é novo é verdade, mas vem se caracterizando por decks combo de um lado e decks agressivos baseados em criaturas do outro. A velocidade do BW auras pode fechar games antes de que seu oponente combe um Inversor da Verdade com Oraculo de Tassa. Além disso, temos proteções o suficiente contra o número usual de remoções usadas no deck dimir. Cards de sideboard como Gideon das Provas e Capturar Pensamento também ajudam muito. Meu match favorito é contra monored. O game será uma corrida, mas caso consigamos completar o setup no meio do jogo, estaremos com criaturas grande/grande com vigilância, vínculo com a vida, proteção e indestrutível. É um tipo de ameaça que o dano direto do monored não conseguirá resolver.
Nessa estratégia de auras, outro ponto positivo está no caráter intercambiável de nossas cartas. Embora as criaturas encantamento de CMC1 sejam nossas prediletas, qualquer uma de nossas criaturas pode ficar boa com qualquer um dos encantamentos. Desse modo, o deck sustenta resiliência contra descartes e até mesmo anulações. Quando perdemos um de nossos recursos, podemos utilizar outro em seu lugar praticamente com o mesmo power level. Diferentemente de decks combo, nos quais a perda de uma peça chave pode fechar partida. Bem, foi mais ou menos assim que essa lista conseguiu bons resultados no Japão! Para dar mais segurança basta adicionar os cards de sidebaord corretos contra seu metagame. As cores preto e branco juntas tem resposta para todo tipo de ameaça.
Valeu galera! O Real Rogues de hoje vai ficando por aqui. Gostaria de parabenizar e agradecer Ken Yukuhiro por conquistar o segundo lugar do PT Nagoya com um deck rogue brilhante! Ele fez a história para nós contarmos. Serve também como incentivo para você aí que tem dúvidas sobre o potencial de disputar campeonatos com decks fora do meta. Habilidade de jogo, deckbuilding e sorte são os eixos necessários para a vitória! Essas auras são perigosas e mostram mais um pouquinho do potencial latente de Theros que podemos explorar.
Um abraço encantado,
Chandler - Edu Godoy
A posição do deck no campeonato não é o que faz dele um rogue ou tier 1. A presença percentual nos meta é que tornam a estratégia comum ou exótica, por assim dizer. Aqui temos teoria Rogue: https://www.ligamagic.com.br/?view=artigos/view&aid=2871
Está nos meus planos explicar um pouco mais sobre rogues em breve aqui~~~abs pessoas
Não sei se esta certo oq vou falar, mas deve ser pq o deck, assim como o GW auras do standard, precisa de muitas peças juntas pra "funcionar".
O cara que topou (nao vi a lista, mas presumo que...) deve ter focado tanto na consistencia que os mulligans devem ter ido a 5 com frequência.
O deck é muito bom, mas como tem essa necessidade de "peças" faz dele um tier 2, no máximo.