Banner LigaMagic
Todo inverno tem seu fim
Entenda o que muda no Pauper com o banimento de Arcum´s Astrolabe no formato.
Por
24/10/2019 18:05 - 11.470 visualizações - 13 comentários
 Banner LigaMagic

Fala galera, blz?!


Arcum's Astrolabe não é mais uma carta válida no Pauper. Após um pouco mais de quatro meses de um longo inverno, a Wizards finalmente anunciou o banimento do artefato nevado de Modern Horizons, enfraquecendo diversos decks relevantes do metagame, mas principalmente o Jeskai, disparado o deck mais forte do formato nestes últimos meses.


Arcum´s Astrolabe foi banido por fazer com que decks multicoloridos nevados representassem boa parte do metagame e por fazer com que estes decks alcançassem um percentual de vitórias superior a 55%. Além de viabilizar decks multicoloridos, Arcum´s Astrolabe era uma forma muito forte de gerar card advantage combinando muito bem com cartas como Kor Skyfisher, Trinket Mage e Ephemerate.


Depois do Pauper passar o anúncio de banidas e restritas do último dia sete em branco, a notícia de segunda-feira pegou muita gente de surpresa e apesar de não concordar tanto com a decisão da Wizards, sou sempre favorável a mudanças. Estou extremamente animado com o novo metagame que deve surgir e temos tudo para ter um Nacional Pauper repleto de novas ideias e com um ambiente bem diversificado.


Evidente que ainda é muito cedo para fazer qualquer tipo de previsão e escrevo este texto antes de conferir qualquer lista nova que tenha surgido na Pauper League do Magic Online, mas de bate-pronto acredito que teremos algumas mudanças significativas no metagame e gostaria de compartilhar algumas primeiras impressões sobre este novo ambiente que está por vir.


O formato ficará mais lento


Uma das grandes revoluções de Arcum's Astrolabe no Pauper foi a substituição de terrenos que entram em jogo virados por terrenos nevados. Ao invés de passar os primeiros turnos fazendo life lands e bounce lands, os jogadores de midrange aproveitavam de todo o potencial de AA, para não só corrigir a base de mana como também para comprar cartas e gerar card advantage através de interações entre o artefato nevado e Kor Skyfisher e Glint Hawk.


Com a ausência de AA no formato, terrenos que entram em jogo virados voltar a fazer parte da realidade do Pauper reduzindo substancialmente a velocidade da maioria dos decks midranges, principalmente Boros Monarch e algumas versões de Tron. Prophetic Prism volta a ser o principal artefato responsável por corrigir a base de mana de decks multicoloridos e terrenos como Cave of Temptation voltam a ser fundamentais para o Tron.


Mesmo que alguns decks aggros voltem a cena, a tendência é que o formato fique mais lento e partidas entre midranges e controls demore alguns turnos a mais para se desenvolverem. Cartas como Dinrova Horror, Recoil, Boomerang e LDs devem crescer de popularidade com o provável retorno das bounce lands.


A volta dos que não foram


Com a provável queda de popularidade de Kor Skyfisher e Skred, cartas que devem voltar a se restringir a decks como Boros Monarch e UR Skred, tudo indica que voltaremos a encontrar no metagame três queridinhos do formato: Delver of Secrets, Augur of Bolas e Gurmag Angler.

 

Decks tempo sofreram um doloroso golpe em maio deste ano quando a Wizards resolveu banir Gush, Gitaxian Probe e Daze. Em paralelo, devido ao lançamento de AA, Kor Skyfisher e Glint Hawk foram cada vez mais crescendo de popularidade e consequentemente fazendo com que Delver of Secretsperdesse seu espaço. Daze e principalmente Gush dificilmente retornarão da lista de banidas, mas se Kor Skyfisher e Glint Hawk começarem a desaparecer do metagame é bem provável que Delver of Secrets volte a ser testado em decks como UB Delver, UR Skred e Mono U Delver.


Gurmag Angler é outra criatura que historicamente sempre fez sucesso no Pauper, mas a partir do momento que o principal deck do ambiente passou a lidar com o peixe zumbi por apenas uma única mana, todo o esforço necessário para fazer com que Gurmag entrasse em jogo passou a ser inviável. Com a diminuição do uso de terrenos nevados no formato, Skred volta a ser uma carta de uso restritivo fazendo com que Gurmag aproveite este momento para retornar a cena.


Augur of Bolas é outra criatura que muitos até já cogitaram que fosse banida do Pauper, mas que ultimamente andava sendo utilizada de forma bem tímida. Com a ausência de AA no metagame, o conflito entre Augur e o artefato deixa de existir e possivelmente veremos novamente o tritão sendo uma das criaturas mais jogadas no formato.


Jeskai não morreu


Mesmo que AA tenha sido banido, dificultando a manutenção de decks multicoloridos no formato, a interação entre Mulldrifter e Ephemerate continua sendo algo bem apelativo e tenho certeza que os principais deck builders encontrarão uma forma de fazer com que o Jeskai não morra. A lista deverá sofrer grandes mudanças, mas a interação entre Ephemerate e criaturas com etb effects continuará sendo a principal estratégia do deck.


Há uma corrente que defende a criação de um UW Ephemerate, que poderia se aproveitar de um splash vermelho para utilização de Pyroblast e Red Elemental Blast no sideboard, enquanto outros jogadores apostam em algo próximo do antigo UR Flicker, mas com splash branco para encaixar algumas cópias de Ephemerate.


Dificil prever se esta nova lista irá se sustentar ou se acabará sendo substituída por decks mais consolidados no formato, mas definitivamente veremos jogadores testando algumas novas versões durante estas primeiras semanas pós banimento semelhante ao que ocorreu com o UB Delver no primeiro semestre.


Quais decks devem ir bem neste novo metagame?


Apesar de todos os decks atuais que utilizam Arcum´s Astrolabe ficarem de uma maneira geral enfraquecidos, acredito que Tron e Boros Monarch devem ser dois decks que vão aparecer com bastante frequência neste início de novo metagame. Tron consegue facilmente adaptar sua base de mana e deve voltar a utilizar terrenos como Cave of Temptation e artefatos como Simic Signet.


Já o Boros Monarch deve voltar a sua lista convencional pré Modern Horizons apostando em Alchemist's Vial e Battle Screech. O deck certamente ficará mais lento e perderá a ótima interação entre Glint Hawk e AA no segundo turno de jogo, mas mesmo com a sentida ausência, ainda acredito que o Boros Monarch continuará sendo um dos principais midranges do formato.

 

Se Tron voltar a ser um dos decks a serem batidos do formato, prevejo a ascensão de red decks como Burn e Red Deck Wins. Mesmo com Tron podendo contar com Hydroblast e Weather the Storm no sideboard, decks vermelhos agressivos continuam sendo uma pedra no sapato do Tron e podem surpreender.


Decks que exploram todo o potencial de Winding Way e Lead the Stampede como Slivers e Elves podem voltar a aparecer no formato e se aproveitar da lentidão dos midranges. Paz Momentanea e Stonehorn Dignitary podem ser um problema caso Tron alcance o topo.


Boros Bully e UW Tribe são dois decks esquecidos, que já tiverem muito sucesso no formato e que podem também voltar a ocupar o seu espaço no metagame. Nenhum dos dois decks depende de Arcum's Astrolabe e ao mesmo tempo conseguem ser competitivos o suficiente para encarar Boros Monarch e as principais versões de Tron.


UB Delver, Mono U Delver e UR Skred vão querer recuperar o seu lugar ao sol e quem estiver com saudades de jogar com cantrips pode apostar em algum dos decks. Ninja of the Deep Hours continua sendo uma carta acima da média no Pauper e cartas como Mantle of Tides podem conquistar de vez o seu espaço.


Em resumo, assim como em qualquer metagame pós banimento ou rotação, a tendência é que o formato vire uma selva e demore algumas semanas para que se estabilize. No próximo sábado teremos um importante PTQ Pauper no Magic Online, onde as listas do top 8 devem virar referência para as próximas semanas.


E aí, o que acharam do banimento de Arcum's Astrolabe? Teriam banido alguma outra carta?


Quais decks vocês acreditam que irão ditar o metagame nas próximas semanas?


Obrigado a todos pela leitura e até a próxima!

Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 28/10/2019 23:01:09
Pra quem falava que antes do ban o formato era saudável, dorme com essa...

Primeiro Challenge pós ban e 6 decks diferentes, com direito a UB Teachings! Galera chora muito.

O ban foi necessário e isso é que é field diverso

Mid range, aggro e control no mesmo top 8.
(Quote)
- 28/10/2019 18:48:55
Depois desse ban eu finalmente cansei de jogar pauper, e olha que eu adorava de verdade. Não acho que a solução seja o Ban sempre que rola um griteiro na net por uma porrada de gente que se quer jogam os os torneios. Tudo bem, o power level era absurdo e bla, bla bla, mas o deck não era imbatível como foi praticamente o caso do UB, o que da impressão é que só pq é comum os decks precisam ser capengas, e acho isso bem boring, decidi parar de jogar o formato pq cansei dessa forma de pensar.
(Quote)
- 28/10/2019 18:36:32
Depois desse ban eu finalmente cansei de jogar pauper, e olha que eu adorava de verdade. Não acho que a solução seja o Ban sempre que rola um griteiro na net por uma porrada de gente que se quer jogam os os torneios. Tudo bem, o power level era absurdo e bla, bla bla, mas o deck não era imbatível como foi praticamente o caso do UB, o que da impressão é que só pq é comum os decks precisam ser capengas, e acho isso bem boring, decidi parar de jogar o formato pq cansei dessa forma de pensar.
(Quote)
- 27/10/2019 12:01:30

Concordo em genêro, número e grau. Se Arcum's Astrolabe fosse o responsável por decks multicoloridos, era só usar Cálice de mana. A grande verdade é qie AA tornou possível uma interação muito forte com Kor e Glint Hawk, além do card advandage e também de possibilitar que os decks splashassem pra várias cores, corrigindo suas fraquezas.

(Quote)
- 26/10/2019 23:53:53
É como se Modern Horizons estivesse lançando agora, finalmente poderemos explorar as cartinhas novas e ver o real impacto delas no metagame
Últimos artigos de
O melhor de Theros Além da Morte para o Pauper
Cartas que podem agregar ao formato que mais cresce no Brasil.
18.704 views
O melhor de Theros Além da Morte para o Pauper
Cartas que podem agregar ao formato que mais cresce no Brasil.
18.704 views
23/01/2020 18:05 — Por Ricardo Mattana
O que esperar do Pauper em 2020
Ricardo traça os caminhos do Pauper para 2020
9.442 views
O que esperar do Pauper em 2020
Ricardo traça os caminhos do Pauper para 2020
9.442 views
09/01/2020 10:05 — Por Ricardo Mattana
Izzet Skred
Conheça a nova versão de Izzet Skred no Pauper e todo o potencial que Sanctuary Mystic oferece ao deck.
7.375 views
Izzet Skred
Conheça a nova versão de Izzet Skred no Pauper e todo o potencial que Sanctuary Mystic oferece ao deck.
7.375 views
17/12/2019 18:05 — Por Ricardo Mattana
O retorno do UB Delver
.Quem foi Rei nunca perde a majestade.
14.737 views
O retorno do UB Delver
.Quem foi Rei nunca perde a majestade.
14.737 views
06/12/2019 10:05 — Por Ricardo Mattana
7 dicas para o Nacional Pauper
Aproveite dicas importantes para você fazer bonito no Nacional deste ano.
8.321 views
7 dicas para o Nacional Pauper
Aproveite dicas importantes para você fazer bonito no Nacional deste ano.
8.321 views
21/11/2019 10:05 — Por Ricardo Mattana