Banner LigaMagic
Real Rogues – Criatividade de Emrakul no Modern!
Real Rogues vai invadir o território do modern com uma lista rogue quase secreta! Tem combo deck na área. Vamos assustar o oponente com a boa e velha Emrakul aparecendo na mesa para aniquilar jogos. Dessa vez ela traz amiguinhos e rotas alternativas para a vitória nas cores vermelho, verde e bran..
11/09/2019 18:05 - 11.917 visualizações - 18 comentários
 Banner LigaMagic


 

Fala galerinha! Hoje temos uma aventura rogue especial pela frente! Vamos mergulhar no Modern em uma de minhas listas de estimação! Essa build é original. Fiz pesquisas no peixe dourado, youtube, canais afins e por enquanto este é um deck secreto, sem histórico nas buscas. Bem, agora que você está lendo... na verdade é um deck quase secreto! Segredo nosso, blz!? Conto com você hehe.
 

Normalmente vocês me encontram falando de rogue no Standard, mas meu coração está aberto para o deckbuilding em todos os formatos. Desse modo, tenho algumas várias listas secretas em minha coleção de MTG e hoje vamos falar de uma de minhas preferidas: Emrakul Creativity.


A estratégia de hoje é um combo deck, para você que curte juntar as peças do quebra-cabeça até fazer a grande jogada definidora da partida. Rodando na base de mana Naya, vamos rampar, fazer fichas e surpreender nosso oponente com jogadas semelhantes a Polimorfismo. Abra sua mente à criatividade e que a jornada da imaginação sem limites nos guie até essa lista:
 

Warning! Warning! Warning!
 

O ministério do Magic the Gathering adverte: estes são decks rogues, decida por você mesmo se jogam ou não jogam, ao persistirem os sintomas monte um novo deck!
 

Emrakul na Criatividade

Emrakul na Criatividade
 
05/09/2019
R$ 668,84
R$ 2.103,77
R$ 16.183,60
 
05/09/2019
Visualização:
Padrão
Cor
Custo
Raridade
Visual
Grid
CMC
Comprar Deck
Gerar Imagem
Criaturas (3)
1   Emrakul, o Fragmento dos Éons  71,89
1   Vorme Vetusto     5,90
1   Iona, Escudo de Emeria     14,00
Planeswalkers (3)
3   Nissa, Voz de Zendikar    4,29
Mágicas (16)
4   Proteger os Ermos   4,24
3   Ataque da Mini-horda    0,19
4   Criatividade Indômita     37,50
2   Enxame de Esporos   0,08
3   Descenso dos Dragões    4,90
Artefatos (1)
1   Grevas Faiscantes  20,00
Encantamentos (13)
4   Propagação da Utopia  3,00
4   Solo Fértil   0,09
4   Vestígio de Abundância   11,50
1   Bênção Coletiva     0,67
Terrenos (24)
4   Clareira das Cinzas 1,00
5   Floresta 0,00
2   Jardim do Templo 31,99
5   Montanha 0,00
2   Penhasco do Raizame 6,60
4   Solo Pisoteado 29,98
2   Toca do Lobo de Kessig 2,48
60 cards total

Sideboard (15)
3   Véu do Verão  24,99
3   Descanse em Paz   4,46
2   Fera Interior   3,03
4   Reforços Providenciais   0,25
3   Tempestade Estilhaçadora    0,43

 

As criaturas que o oponente não quer ver!


Se você pudesse escolher três criaturas do Modern para colocar no campo de batalha de uma única só vez, quais seriam elas? Há uma grande gama de opções é verdade, mas escolhi Emrakul, o Fragmento dos Eons, Iona, Escudo de Emeria e um amiguinho menos conhecido: Vorme Vetusto. Você consegue imaginar o efeito das três juntas na mesa? Emrakul é uma win condition já bem estabelecida em combo decks. Iona tem uma grande chance de acabar com a partida exceto contra decks que tenham remoções eficientes contra ela em múltiplas cores. Enfrentando alguns combo decks, ou decks agressivos ao estilo burn, ela pode ser simplesmente o fim do jogo. Vorme Vetusto é uma espécie de Adoracao melhorada. Reconhecidamente, ficar com somente 1 ponto de vida não é mais tão seguro desde o tempo em que Brutalidade Coletiva apareceu no formato. Emperion de Platina seria uma boa opção, não fosse pelo fato de que o ódio aos artefatos é quase onipresente. Assim, esse Vorme é contextualmente bem mais difícil de se enfrentar no formato e pode travar seu oponente bem travado.


Note que cada uma dessas criaturas pode acabar ganhando o jogo sozinha, mas quando estão juntas é provavel que seu oponente vá conceder sem nem mesmo esperar a fase de combate hehehe. Entender que elas ganham jogos é fácil. Resta agora descobrir como é que faremos para trazê-las ao campo de batalha!

 

As peças do combo


Indo diretamente ao plano central do Deck: Rampar, fazer tokens em grande quantidade e destruí-los para transformá-los em ameaças grandiosas! Proteger os Ermos é a carta essencial à lista para criar fichas. O card pode criar qualquer número de tokens desde que tenhamos mana o suficiente em nossa reserva. A instant speed, assim como em Enxame de Esporos, é muito importante para quando enfrentamos controles e anulações. Podemos jogar uma delas na etapa final de nosso adversário, ficando livres para combar em nossa fase principal seguinte ou jogar mais fichas na mesa com Ataque da Mini-horda e Nissa, Voz de Zendikar. Repare que qualquer uma de nossas cards de fichas pode criar um grande número de corpos no campo de batalha. Além do fato de serem necessárias ao nosso combo, essas fichas são ameaças no campo de batalha ou bloqueadores para ganhar tempo contra decks muito agressivos. Uma Propagacao da Utopia no turno 1 pode fazer com que tenhamos a Planeswalker Nissa na mesa já no segundo turno, ou 3 fichas de goblin, ou 2 fichas de guerreiro. Feito esse setup, queremos conjurar Criatividade Indomita, para X revelando cards de nosso deck até que o apocalipse se forme no campo de batalha e o oponente contemple seu fim! Essa card é uma versão de Polimorfismo, mas com diferenças importantes que devemos notar. Polymorph é conhecida como uma estratégia glasscannon, rápida e com custo de cast mais simples para ser
conjurada, no entanto, caso o oponente responda a esta mágica destruindo sua única criatura alvo...parabéns...você provavelmente perderá o combo e a partida. Criatividade Indômita com seus múltiplos alvos melhora a resiliência, fazendo com que Raio e Path to Exile não sejam mais o suficiente para frustrar nossa estratégia. O feitiço vermelho tem ainda dois pontos notáveis bastante valiosos, você pode dar alvo nas criaturas e artefatos de qualquer jogador e na resolução da mágica artefatos revelados também entrarão no campo de batalha. Isso é bastante significativo pois podemos acessar Grevas Faiscantes  em nosso deck. Essa botinha combina muito bem com Emrakul, Iona e vorme (Emrakul fashion faiscante~). O alvo em qualquer criatura é relevante para arriscar sua sorte destruindo um Tarmogoyf e esperando revelar um Elfo Trancas-de-Sangue. Também é possível se livrar de artefatos desagradáveis como Ponte Traicoeira e Fundicao de Toptero.


O custo de mana desse feitiço mítico exige RRR e isso influência bastante em nossa base de mana. O CMC ideal de cast que devemos procurar é 6, com 3 alvos (x=3), razão pela qual utilizamos ramp de mana. Essa composição de terrenos e encantamentos é feita de tal modo que Lua Sangrenta tenha seus efeitos mínimizados. Em alguns casos ela pode até nos ajudar. Vestigio de Abundancia executa um papel importante em proteger nossos terrenos já encantados de destruições. Um ponto positivo dos encantamentos é não sofrerem com enjôo de invocação, possibilitando múltiplas jogadas no mesmo turno. Eles são a opção ideal já que não podemos nos dar ao luxo de adicionar outras criaturas ou artefatos à lista. Você deverá completar o combo do turno 3 ao turno 5 nos cenários mais comuns. Quando não conseguir combar ou tiver azar de comprar as 3 grandes criaturas enquanto os turnos passam, ainda teremos hardcast e rotas alternativas para a vitória.

 

Queremos mais planos


Que tal otimizar um deck cheio de fichas e Ramp? Decks confiáveis devem evitar a dependência de cartas específicas. Para diversificar o deck e aumentar a diversão, utilizamos Descenso dos Dragoes. Jogar essa carta num deck repleto de fichas só podia dar certo. Bencao Coletiva possui efeito similar em fortalecer fichas de 1/1 para 4/4. É uma boa variação a se adicionar à lista, pois ao invés de repetir dragões 4/4 na mesa, você pode criá-los e posteriormente transformá-los em 7/7. O encantamento é mais valioso caso você enfrente remoções globais, mas perde a possibilidade de interagir com o board inimigo. Toca do Lobo de Kessig é outra carta interessante para pumpar tokens. Normalmente é bastante difícil responder habilidades de terrenos no maindeck. Assim, podemos deixar nossas fichas variadas em tamanhos notáveis. Como recurso “bônus”, podemos usar ataques de Planta 0/1 para burlar Ponte Traicoeira aproveitando em seguida o +X / +0 e atropelar.  Há várias possibilidades. Até uma simples Nissa, Voz de Zendikar quando não é respondida adequadamente pode criar um exército perigoso de plantas! Nessa composição, acabamos surpreendendo os dois lados da mesa. Já que não temos certeza sobre qual será o caminho mais eficiente antes de começar a partida, uma aventura imprevisível nos espera a cada jogo. Quando jogamos com Criatividade Indomita, não temos certeza do que nosso deck irá nos revelar em seguida! Um aspecto bastante interessante é o jogo psicológico que o oponente deve enfrentar sabendo que você poderá colcoar uma Emrakul com manto no campo de batalha. Esse medo do oponente pode acabar facilitando nosso jogo nas outras frentes do deck que são menos assustadoras, mas igualmente matadoras.

 

O deck tem interações agradáveis face aos diferentes arquétipos de Magic. Contra controles, fichas podem atacar muito bem. Contra decks agressivos, fichas são excelentes bloqueadores. Vale até usar Reforcos Providenciais para atrapalhar os guias goblins da vida. Contra os combo decks, no geral estaremos apostando corrida, mas graças ao fato de que as cartas de nosso combo nos permitem destruir artefatos e criaturas do oponente, ganhamos uma chance adicional de parar o deck adversário enquanto construímos nosso jogo. Quanto aos midranges, o grau de dificuldade do match depende de qual será a estratégia. Caso o oponente tenha muitos descartes para nos privar de peças do combo, vale a pena incluir Veu do Verao ao cubo. Uma decisão valiosa na partida é: qual será o X de Criatividade Indômita? Testando e treinando com o deck você poderá chegar a sua própria conclusão em cada contexto. É uma mistura de sorte e decisão racional.

 

Joguei com essa lista já muitas vezes e me diverti muitas vezes! Um deck fora do radar pronto para afanar vitórias de Tiers 1 desavisados. Para você que quer experiementar a sensação de trazer descontroladamente várias ameaças do seu grimório para o jogo, essa é uma ótima oportunidade. Trata-se de uma lista aberta a ajustes, você pode modificá-la dando seu toque pessoal, só não se esqueça de contar como foram as aventuras aqui depois. Iona, goblins, Emrakul, dragões, vormes e plantas... é um deck bem variado!

 
Isso é viver, é aprender, Emrakulna matata~~~
Até a próxima,
 
Edu Godoy

Edu Godoy ( chandler)
É um estrategista deck builder com nível de captura 999 e Conhecimento Acumulado sobre vários decks! Escreve sobre For Fun, rogues, competitivos e spoilers. Gosta de utilizar as sugestões de cards dos leitores para construir decks “novos para o mundo”. Joga e estuda Magic desde que dragões voavam com ímpeto e gatos ígneos metamorfoseavam.
Redes Sociais: Facebook, Instagram
Comentários
Ops! Você precisa estar logado para postar comentários.
(Quote)
- 19/09/2020 12:49:03
Achei bem legal e divertida a proposta do deck, amo o arquetipo rogue até mesmo no T2, joguei com o Gates enquanto não veio a rotação no T2, gostaria de ajuda com a lista, caso alguem tenha uma mais atualizada, pretendo montar esse deck.
(Quote)
- 26/09/2019 17:09:21

Então essa versão Naya que apareceu aqui é mais Glass Cannon que a versão Mardu e a atual Jeskai que a galera tá discutindo lá no fórum do Sword & Shield. Ela é mais dependente da mão inicial do que as demais, porém com o novo mulligan, é mais fácil conseguir a mão inicial pronta pra combar no t3-t4 e gera mais mana pro fim mais explosivo que as outras versão de RWx.

(Quote)
- 20/09/2019 11:31:24
Parece ser bem divertido, além de ser baratinho, fez jus ao Rogue, e também é bem consistente.
Ótima lista, Edu!
(Quote)
- 16/09/2019 16:12:04

EXCELENTE

(Quote)
- 16/09/2019 14:07:26

Eu jogo rogue faz uns 5 anos. Faz tanto tempo que fui no MCQ e tem uma galera que me reconhece por causa do meu deck, dou muita risada! Isso é ótimo porque faço amizade com gente finíssima, do nada, que puxa papo por causa do deck. Quase sempre juiz para do lado para ver, pede decklist, é muito mareiro! Perdi muito de rogue, bastante, e aprendi. E mesmo assim fiz top8 e top6 nos power modern do magic weekend 3 e ontem fiz 5-2 no power modern magic weekend 4, com 110 jogadores, ficando em 18 posição. Para um rougue, nada mal. Cinco anos montando e pilotando.

Últimos artigos de Edu Godoy
CMD Exóticos: CMD Swap! Um deck novo grátis!?
Você tem 1 deck de commander? Talvez você tenha 5 e nem saiba disso!
7.611 views
CMD Exóticos: CMD Swap! Um deck novo grátis!?
Você tem 1 deck de commander? Talvez você tenha 5 e nem saiba disso!
7.611 views
14/03/2024 10:05 — Por Edu Godoy
CMD Exóticos: Ravnica é sempre bom!
Duas humanas e um jacaré! Segura os comandantes criativos no bonde de Ravnica.
3.287 views
CMD Exóticos: Ravnica é sempre bom!
Duas humanas e um jacaré! Segura os comandantes criativos no bonde de Ravnica.
3.287 views
27/02/2024 18:05 — Por Edu Godoy
CMD Exóticos: O que tem pra Ojer!
Ixalan trouxe deuses especialmente poderosos para quem curte decks monocoloridos!
5.801 views
CMD Exóticos: O que tem pra Ojer!
Ixalan trouxe deuses especialmente poderosos para quem curte decks monocoloridos!
5.801 views
10/01/2024 10:05 — Por Edu Godoy
Real Rogues: Festa dos Monocor Modern!
Decks Mono Coloridos e modernos em todas as 5 cores!
4.987 views
Real Rogues: Festa dos Monocor Modern!
Decks Mono Coloridos e modernos em todas as 5 cores!
4.987 views
01/12/2023 10:07 — Por Edu Godoy
CMD Exóticos: Ixalan Voltou!
CMD de Ixalan é muito mais que dinossauros!
5.541 views
CMD Exóticos: Ixalan Voltou!
CMD de Ixalan é muito mais que dinossauros!
5.541 views
07/11/2023 10:05 — Por Edu Godoy